Como você já sabe, os adjetivos são palavras que caracterizam, delimitam e qualificam o substantivo. ... Assim, por estabelecer essa relação com o substantivo, essas são as únicas funções sintáticas que o adjetivo desempenhará: adjunto adnominal ou predicativo.
Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática. Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
Morfossintaxe é o estudo da relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática na oração. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.
Análise Morfológica
O estudo da morfossintaxe nos auxilia na produção textual, permitindo-nos redigir textos muito mais elaborados, dentro das regras da gramática normativa. Além disso, seu bom entendimento nos possibilita uma melhor análise, leitura, e, consequentemente, melhor compreensão de textos.
Nessa perspectiva, o substantivo passa a ser visto como um cons- tituinte modalizador do discurso que, como tal, contribui para a produção dos sentidos. ... A iconicidade verbal pode fazer do substantivo um signo orientador de sentidos que ca- be ao leitor interpretar.
A gramática não é importante apenas na área da leitura e da escrita, mas também da comunicação. ... Portanto, a gramática normativa no Brasil é importante para nossa vida cotidiana, pois ela é usada em diversas situações formais e informais para padronizar e unificar o idioma brasileiro.
A Gramática tem como principal função regular a linguagem e estabelecer padrões de escrita e fala para os falantes de uma língua. ... A Gramática apresenta as regras, mas quem movimenta e faz da língua um sistema vivo e mutável somos nós, agentes da comunicação.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o ensino da gramática é importante, pois a mesma oferece condições para o aluno ampliar seu discurso lingüístico em relação ao funcionamento da língua padrão, através do conhecimento de regras gramaticais trabalhadas em atividades aplicadas pelos professores que demonstram as ...
O ensino da gramática torna-se útil e necessário para o desenvolvimento da competência de escrita na medida em que à instrução gramatical são atribuídas duas funções principais: i) oferecer aos alunos o conjunto de regras e de conhecimentos sobre a língua de que necessitam para que, enquanto escrevem um texto, possam ...
A gramática escolar deve ser descritiva, explicativa e normativa. Assim deve ser apresentada em manual e assim deve ser ensinada. ... A necessária fixação da ortografia na altura, para ser lógica e aceitável, carecia da evidência de uma ordem no plano fónico, extraída do uso, e foi o que o primeiro gramático português fez.
O ensino através da gramática normativa acontece pela memorização de normas e regras. A gramática é entendida como conjunto sistemático de normas para bem falar e escrever estabelecidos pelos especialistas, tendo por base o uso da língua consagrado pelos bons escritores.
O estudo da gramática deve se dar de forma contextualizada, o que ocorre somente quando feito a partir de situações concretas de uso da língua, ou seja, nos textos reais que circulam socialmente. Portanto, ele está vinculado diretamente às práticas sociais de linguagem e aos gêneros textuais.
A gramática normativa tem a função de estabelecer regras para o uso da língua, sendo, então, a mais usada em salas de aula como forma de padronizar a utilização da língua materna. Fontes: ... Gramática Normativa da língua portuguesa.
O ensino que prioriza a gramática é chamado de normativista, assumindo caráter tradicional. A Língua Portuguesa é vista como um sistema fechado, onde mudanças não são “permitidas”, há uma fragmentação no ensino onde as aulas de gramática não se relacionam com as aulas de leitura e produção textual.
“uma proposta de ensino/ aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais permite ao professor a observação e a avaliação das capacidades de linguagem dos alunos; antes e durante sua realização, fornecendo-lhe orientações mais precisas para sua intervenção didática.
O ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio tem o papel de promover o amadurecimento do domínio discursivo da oralidade, da leitura e da escrita, para que os alunos compreendam e possam inferir nas relações de poder com seus próprios pontos de vista.
O objetivo do ensino da Língua Portuguesa é formar críticos que possam participar ativamente e, que sejam capazes de identificar e interagir com diversos tipos de textos que circulam socialmente, pois não basta ler, é preciso aprimorar a linguagem para participar com sucesso da vida do bairro, da sociedade e do país.
É importante estudar os gêneros textuais pois eles são parte fundamental da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no Enem, além de também serem cobrados nos diversos vestibulares. ... Afinal, toda a nossa comunicação se dá por meio de diferentes gêneros textuais, escritos ou orais.
Os gêneros textuais apresentam uma função social em uma determinada situação comunicativa, ou seja, a cada texto produzido, seleciono, ainda que inconscientemente, um gênero em função daquilo que desejo comunicar e em função do efeito que espero produzir em meu interlocutor.
Resposta. Explicação: Os textos da leitura são: charge e texto jornalístico. As charges consistem em uma linguagem mista, isto é, apresenta elementos verbais (escrita) juntamente com não verbal (desenhos, ícones) com o intuito de apresentar uma crítica sobre determinado tema.
Tomando como base a formação do professor, os gêneros textuais são essenciais, já que podem manifestar no professor em formação a compreensão de conceitos gerais e técnico-científicos, bem como registrar seu processo de formação e difundem conhecimentos relevantes para sua área, construindo a partir daí sua identidade ...