A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Despois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias, variando de 7 a 18 dias.
Via de regra, o sarampo se manifesta com o exantema, que são as manchas vermelhas pelo corpo. Mas outros sintomas podem surgir no curso da infecção – e, às vezes, essas lesões na pele nem aparecem claramente. A ausência das pintas típicas da doença parece ser mais frequente entre quem só tomou uma dose da vacina.
Estas manchas surgem geralmente 48 horas antes do aparecimento do exantema clássico do sarampo. As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente.
Segundo o Ministério da Saúde, as complicações do sarampo podem deixar sequelas, especialmente se contraído na infância, incluindo cegueira, surdez, diminuição da capacidade mental e retardo do crescimento.
A maior parte das pessoas só pega sarampo uma vez na vida, porque após a infecção o sistema imune cria anticorpos que são capazes de eliminar o vírus da próxima vez que entrar em contato com o corpo, sem que exista tempo de surgirem sintomas.
Outro ponto importante: os brasileiros que já foram infectados com o vírus do sarampo não precisam tomar a vacina, porque a imunidade decorrente da invasão persiste para o resto da vida. A questão é que essa doença pode ser confundida com outras em virtude de sintomas similares.
“A vacina é extremamente bem tolerada. Ela é injetável e faz parte do calendário de vacinação. A primeira dose é dada com um ano e a segunda dose é dada com um ano e três meses”, explica Sato. Quem já teve sarampo deve tomar a vacina.
Resposta. a vacina estimula o sistema imunológico à produzir os anticorpos. Uma vez produzido, os códigos dos anticorpos ficam armazenados na memória celular. Eventualmente, se seu corpo entrar em contato com o agente infeccioso novamente, seu corpo já estará imune à ele.
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra: De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses; De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.