Com relação aos arcos, o arco ogival possuía a vantagem de poder cobrir áreas retangulares. Tais vãos anteriormente requeriam a construção de dois arcos que alcançavam alturas diferentes, criando transições difíceis para os pedreiros.
São responsáveis pela sustentação, além de trazer um ar místico para a igreja.
As rosáceas são as janelas redondas características das catedrais góticas do final da Idade Média. Estas janelas eram decoradas com vitrais coloridos que formam desenhos geométricos bonitos e coloridos como se fossem flores estilizadas, razão do nome “rosácea”.
Os arcos ogivais dessas novas construções eram mais leves e mais fortes, e por isso permitiam paredes mais altas. Com arcos mais fortes, as abóbadas precisavam também de menos pilares e cobriam, cada uma, extensões maiores da nave. Eram simples e elegantes.
Como elemento arquitetônico, as gárgulas possuem a função de escoar as águas pluviais da cobertura e telhado dos edifícios góticos, impossibilitando-a de escorrer pelas paredes exteriores, degradando o local. Existem também opiniões diferentes sobre o elemento.
O arcobotante é uma construção em forma de meio arco, erguida na parte exterior dos edifícios na arquitetura gótica para apoiar as paredes e repartir o peso das paredes e colunas. Só assim se conseguiu aumentar as alturas das edificações, dando forma (beleza) e função (estrutura) com a técnica da época.
Alguns elementos são comumente identificados e marca a natureza dessa arte como as arcadas, uma sequência de arcos sustentados por colunas, as abóbodas de cruzaria, que são as estruturas côncavas encontradas nos tetos dos templos e o florão, elemento decorativo em forma de flor colocada no alto do exterior das ...
Gótico Francês
A nova catedral proposta foi nomeada de “Notre-Dame” como uma homenagem à Virgem Maria (Notre-Dame, em francês, significa “Nossa Senhora”). A cidade de Paris na época estava em um forte crescimento populacional e econômico.
Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria.
Em 15 de abril de 2019, mundialmente famosa catedral parisiense pegou fogo. ... Há exatamente um ano, em 15 de abril de 2019, o mundo todo pôde assistir um dos principais cartões-postais de Paris, a Catedral de Notre-Dame, ser destruída pelas chamas. Os bombeiros tentaram desesperadamente salvar o que podia ser salvo.
As causas do incêndio ainda não estão determinadas, presumindo-se que o fogo possa estar relacionado com as obras de restauro em curso no edifício. Estima-se que o fogo tenha deflagrado às 18h50, hora de Paris, no sótão da catedral, perto da hora em que o edifício fechava aos turistas.
15 de abril de 2019
O órgão de Notre-Dame, o maior da França, ressoa desde 1733. Sua restauração não apresenta problemas técnicos intransponíveis, mas é complexa pelas dificuldades de obra muito vasta. O órgão majestoso foi salvo do fogo em 15 de abril de 2019, mas estava coberto de poeira e chumbo. E foi afetado por ondas de calor.
Catedral de São Pedro
Catedral testemunhou a ascensão e queda de reinados, impérios e repúblicas. Monumento histórico mais visitado da Europa, com média de 12 milhões de turistas por ano, a Catedral de Notre-Dame é um dos símbolos de Paris, na França. ... A construção foi erguida em uma ilha, rodeada pelo Rio Sena, na região central de Paris.
Principais causas de incêndio
Os incêndios florestais podem ser causados por: – fagulhas provenientes de locomotivas ou de outras maquinas automotoras, consumidoras de carvão ou lenha; – perda de controle de queimadas, realizadas para “limpeza” de compôs; – incendiários e/ou piromaníacos.
5 imprudências comuns que podem causar um incêndio em sua casa
Segundo a professora Andreza, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias: prática da queima da área de pastagem, incêndios em equipamentos agrícolas e fogo nas raízes das árvores para extração de mel.
Segundo a Organização Não Governamental (ONG) S.O.S Pantanal, os efeitos diretos do fogo para os animais que habitam a região são as queimaduras, intoxicações e mortes. ... Exemplar mais famoso do Pantanal, a onça-pintada sente os efeitos do fogo ao lado de antas, veados, jacarés, tucanos, tuiuiús, cobras e araras.
O Pantanal vem sendo noticiado de forma bastante triste em jornais mundo afora e alguns de nós ainda não entendeu bem o que, de fato, está acontecendo. De maneira bem clara e direta, o bioma, situado no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso; além dos países Bolívia e Paraguai, está, literalmente, pegando fogo.
Uma alternativa para os próximos anos, acrescenta, é a técnica de fogo controlado, já utilizada antes, para impedir que esses grandes incêndios saiam do controle. As florestas são enormes campos de material combustível, como folhas secas, madeiras e arbustos.
Como evitar as queimadas e proteger o meio ambiente