O nematocisto é uma estrutura presente nos cnidócitos dos animais do filo cnidária. Funciona como um gatilho que ao ser pressionado ou tocado vai se prender no tecido da presa e liberar uma sustância urticante com capacidade de paralisar um animal.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Os poríferos são animais filtradores, já que filtram a água que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gás oxigênio. Depois disso, a água com resíduos do metabolismo desses animais é eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada ósculo. ... Espículas que sustentam o corpo dos poríferos.
Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.
Os coanócitos são células flageladas típicas das esponjas do mar. Tem uma forma ovoide e seu flagelo tem a função de movimentar e capturar a água para assim retirar os nutrientes que estão dissolvidos. ... É uma das principais células dos animais do filo porífera.
Os principais tipos celulares dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos possuem a função de recolher os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos com seu formato achatado são responsáveis pelo revestimento da parede externa do porífero.
Dentro da esponja há células com o fio, o flagelo. Essas células movimentam o flagelo e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo das esponjas,o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo.
Resposta. Resposta: começa pela entrada da água , pelos *poros* , passando pelo *átrio* e saindo pelo *ósculo*.
Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada. Nas hidras, o brotamento, um tipo de reprodução assexuada, é muito comum nas estações mais quentes do ano. Nesse processo, observa-se o desenvolvimento de um broto na parede do corpo do animal, o qual se destaca e torna-se uma hidra independente.