e) C14H10. vm480913 está aguardando sua ajuda. Inclua sua resposta e ganhe pontos.
Todo alcano tem fórmula geral CnH2n + 2, em que n é o número de carbonos e 2n + 2 é o número de hidrogênios. Dessa forma, 2n + 2 = 64. Logo, n será: 2n + 2 = 64 ∴2n = 64 – 2 ∴2n = 62 ∴n = 62 2 ∴n = 31 Portanto, o composto apresenta 31 átomos de carbono. O nome do composto é 3-metilbut-1-eno.
C6H12
Para dar nomes aos compostos orgânicos de cadeias normais você deve seguir os seguintes passos:
Designação usada para classificar e identificar uma espécie, composta por dois nomes de origem latina, sendo o primeiro um substantivo e o segundo um adjetivo. Etimologia (origem da palavra nomenclatura). Do latim nomenclatura 'lista de nomes'.
A nomenclatura usual é feita escrevendo-se a palavra “aldeído” seguida do nome usual do ácido carboxílico correspondente. Mas ela só é utilizada para aldeídos de cadeia normal (não ramificada) e saturada (que possui somente ligações simples entre carbonos.
Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.