No método de Pilates, o centramento pode ser chamado de Contrologia, isto é, ciência e arte que coordenam os movimentos corporais de forma que proporcionem assim, o desenvolvimento do corpo e da mente, gerando equilíbrio entre o espírito, mente e o corpo.
Uma das filosofias pregadas pelo método pilates é justamente o equilíbrio físico e espiritual, que pode ser alcançado por meio de práticas que permitem reconectar o corpo e a mente. O pilates promete uma redescoberta de si mesmo e traz muitos preceitos semelhantes aos pregados pelo yoga.
Resposta. Resposta: Equilíbrio perfeito entre o corpo e a mente.
“É estar presente concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo. Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que está executando.
Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez. Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia e os exercícios do Autêntico Pilates.
A respiração é o combustível da power house. Pilates enfatizava a respiração como fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais.
Poucas semanas bastam para sentir os primeiros resultados do Pilates. Joseph Pilates, o criador das técnicas desta modalidade, já dizia: “Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”
O treinamento funcional vem ganhando cada vez mais adeptos por ser uma atividade dinâmica e que proporciona inúmeros benefícios, como: força; resistência; emagrecimento e sim, também pode gerar hipertrofia (ganho de massa muscular) se esse for o objetivo do aluno.