A sarcoidose é uma doença de prevalência rara que atinge os pulmões. Pode ser assintomática mas pode também apresentar sintomas como febre, falta de apetite, falta de ar, tosse e dor torácica. A consulta ao pneumologista especialista em sarcoidose é realizada na Clínica Valeri Killinger.
São macrófagos modificados por ação de linfocinas secretadas pelos linfócitos T. São maiores que os macrófagos comuns, com abundante citoplasma róseo e núcleo também maior, com cromatina mais frouxa e freqüentemente alongado, lembrando núcleo de fibroblasto.
O que são granulomas imunes? Um granuloma imune é causado por microrganismos, que suscitam uma resposta imunológica. O microrganismo geralmente é difícil de ser eliminado e, por isso, forma-se o granuloma. Há, portanto, linfócitos T, macrófagos e células epitelioides compondo o granuloma.
Os granulomas hepáticos são pequenos agrupamentos de células anormais que se formam quando determinados distúrbios estão presentes ou certos medicamentos são tomados.
O que é granuloma no pulmão? O granuloma é uma reação cicatricial que ocorre em diversos tipos de tecido humano, e decorre da cicatrização de infecções ou doenças inflamatórias que agrediram aquela estrutura.
Apesar da causa da sarcoidose ainda não ser muito bem estabelecida, acredita-se que pode ser causada pelo resposta do organismo a um ou vários agentes invasores, ou até mesmo devido à reação do organismo contra ele mesmo, sendo, portanto, considerada uma doença auto-imune.
A sarcoidose é uma doença autoimune na qual ocorre a inflamação de diferentes órgãos e tecidos do corpo humano ao mesmo tempo, como gânglios linfáticos, pulmões, fígado, olhos, pele, entre outros.
Sarcoidose Cardíaca A sarcoidose é uma doença inflamatória granulomatosa e de difícil diagnóstico que acomete múltiplos órgãos e também o coração.
A sarcoidose não impede a gravidez ou o nascimento de uma criança saudável. Durante a gravidez, os sintomas da sarcoidose podem até reduzir em muitas mulheres. Seis meses após o parto, os sintomas da sarcoidose em algumas mulheres podem se tornar ativos novamente.
Quando o sarcoidosis é suspeitado, o diagnóstico deve ser confirmado por uma biópsia. Isto envolve a coleção de uma amostra de tecido pequena de um órgão afetado. Segundo o paciente individual, o lugar do tecido da biópsia pode variar, embora seja o mais frequentemente dos nós da pele ou de linfa.
Granuloma, em patologia, são pequenos nódulos de caráter inflamatório formados especialmente por macrófagos, mas que também podem conter outros leucócitos, e servem para isolar bactérias, fungos ou substâncias estranhas insolúveis que o organismo foi incapaz de expulsar.
Os linfonodos pulmonares são uma causa comum e pouco reconhecida de NPS periférico. Esses linfonodos são geralmente encontrados na bifurcação dos brônquios, antes do quarto ramo, onde são denominados de linfonodos peribrônquicos.