Esse método, chamado pasteurização, mata apenas as bactérias que causam doenças – e conserva o leite por até sete dias. Já o processo UHT (ultra high temperature, em inglês), típico do leite de caixinha, é mais radical: o leite é aquecido a 140 °C por até 8 segundos.
Os leites esterilizados são aqueles submetidos a altas temperaturas para eliminar microrganismos patogênicos e deteriorantes. É por isso que esses produtos têm um longo prazo de validade, aliado não apenas ao processo térmico, mas também, ao tipo de embalagem.
Quanto mais baixa for à temperatura, mais reduzida será a ação química, enzimática e o crescimento microbiano. A utilização de baixas temperaturas na conservação dos alimentos também age como um importante fator de manutenção na conservação das características sensoriais e de valor nutricional.
Se deve utilizar a refrigeração como processo de conservação pelo uso do frio, aqueles alimentos que estraga à temperatura ambiente.
Para uma melhor qualidade dos produtos congelados, o congelamento rápido é o mais indicado, visto que ocasiona a formação Page 13 Vetor, Rio Grande, 13: 53-66, 2003. 65 de pequenos cristais de gelo, principalmente no meio intracelular.
substantivo feminino Processo segundo o qual um líquido se transforma em sólido, quando sua temperatura desce até um certo ponto.
A diferença entre a refrigeração e o congelamento reside no grau de abaixamento da temperatura utilizado para a preservação do alimento. Enquanto na refrigeração utilizam-se temperaturas acima do ponto de congelamento, normalmente ao redor de 5°C, no congelamento as temperaturas giram em torno de -18°C.
Adequadamente conduzido, inibe a deterioração microbiológica, reduz a velocidade de reações químicas, como a atividade enzimática e a oxidação de gorduras, ao mesmo tempo em que retém o sabor, o aroma, a cor e o valor nutritivo dos alimentos e pouco altera a textura dos produtos após o descongelamento.
“O congelamento freia esse processo, porque faz diminuir a velocidade de muitas das reações enzimáticas que oxidam o alimento, alterando a cor, o sabor, a textura e os nutrientes”, explica o especialista. ... O congelamento mantém o alimento mais próximo do seu estado natural, porque ajuda a preservar seus nutrientes.
Uma vez congelado, o alimento se torna rígido. Isso impede a movimentação de moléculas em seu interior. Dessa forma, menos microrganismos podem se desenvolver e o processo de deterioração diminui. Valor nutricional conservado, dessa forma, é uma das vantagens do congelamento de alimentos.
As desvantagens estão em muitos alimentos processados congelados que possuem altos níveis de sódio, conservantes, corantes, lipídios saturados e de carboidratos simples em sua composição, o que é altamente prejudicial à saúde, pois o excesso dos mesmos pode acarretar doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, ...
A baixa temperatura impede a proliferação de microrganismos Isso mudou quando se fixaram e começaram a armazenar a comida para os períodos de escassez, percebendo que, no frio, os alimentos duravam mais. Curiosas, as civilizações descobriram novas técnicas de armazenamento.