O filo Nematoda agrupa animais que apresentam corpo alongado, cilíndrico e afilado nas extremidades posterior e anterior. ... Isso porque esses animais apresentam um intestino longo e uma parede corporal externa revestindo-o. Entre o intestino e a parede corporal existe o pseudoceloma.
Nematelmintos ou nematódeos (filo Nematoda) são vermes cilíndricos, não segmentados, que incluem várias formas de parasitas, como as lombrigas ou Ascaris e os vermes ancilóstomos, causadores do amarelão e da elefantíase. Muitos dos nematelmintos se desenvolvem na água e no solo úmido.
O Filo Aschelminthes Destacam-se neste filo duas classes (para alguns autores, filos): Nematoda e Nematomorfa.
Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes seguidas de uma faringe musculosa que efetua sucção do alimento, bombeando para o intestino.
A fecundação é interna. Os machos depositam seus gametas (espermatozóides) no poro genital das fêmeas, sendo que a saída dos espermatozóides se dá pela cloaca. ... Após a fecundação, o zigoto desenvolve-se dentro de um ovo.
Nematoda (nematódeos), nematelmintos, ou ainda nematelmintas, são um filo de animais cilíndricos espetacularmente alongados. São animais triblásticos, protostômios, pseudocelomados. Seu corpo cilíndrico, alongado e não segmentado exibe simetria bilateral.
Sabemos que os invertebrados surgiram milhões de anos antes dos primeiros vertebrados, que foram os peixes “primitivos”. Como não possuiam esqueleto, restaram poucos fósseis, o que representa uma falha no estudo da evolução. Os fósseis, foram descobertos em camadas de rocha cálcaria muito retorcidas.
Como representantes mais conhecidos, podemos citar as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
O amarelão é uma doença característica de países subdesenvolvidos em que as condições de saneamento e higiene são precárias. Assim, é importante andar sempre calçado, evitar mexer em terra e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro.
Os nematelmintos, também chamados nematódeos ou nemátodos, possuem sistema nervoso parcialmente centralizado, com anel nervoso ao redor da faringe. As cadeias nervosas são encontradas ao longo de todo o corpo do animal, uma situada na região ventral e a outra na dorsal, e são responsáveis pela ativação da musculatura.
Os platelmintos possuem sistema nervoso centralizado e ganglionar com dois gânglios nervosos de onde partem dois cordões que se estendem pelo corpo. Desses cordões partem os nervos que atuam no controle de músculos e no recebimento de estímulos.
O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.
– Simetria dos Nematelmintos: Assim como os platelmintos, os nematelmintos são animais que apresentam simetria bilateral. Ou seja, podemos cortar o animal longitudinalmente em dois, formando duas partes iguais/simétricas. ... Porém, essa cavidade não é derivada da mesoderme, como no caso dos animais celomados.
Significado de Renete substantivo masculino Instrumento de ferrador para aparar o casco dos animais; puxavante.
Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros.
As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.
Como prevenir
A infecção ocorre através da ingestão de alimentos ou bebidas contaminados com ovos Ascaris das fezes. Os ovos eclodem nos intestinos, e penetram através da parede do intestino e migram para os pulmões através do sangue.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
Um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes. Em locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água. A transmissão do áscaris ocorre quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente.