EQST

Qual A Diferença Entre Mita E Encomienda?

Qual é a diferença entre Mita e encomienda?

Mita; Era o trabalho obrigatório que os membros das aldeias tinham de prestar para os espanhóis quatro meses por ano. Encomienda; Era o direito concedido ao colono espanhol de explorar o trabalho indígena nas minas, plantações e fazendas.

O que era a Mita Brainly?

Mita era uma forma de trabalho compulsório herdada dos incas pelos espanhóis à época colonial. A prática da mita trouxe efeitos devastadores sobre a saúde daqueles que eram escolhidos para o trabalho compulsório e contribuiu significativamente para a desestruturação de inúmeras comunidades indígenas.

Qual era a função dos Vice-reis na América espanhola?

Cargos Políticos nas Colônias Espanholas Vice-Rei: era o cargo mais alto dentro desta estrutura e ocupado por um nobre ou fidalgo diretamente indicado pelo Rei. Possuía autoridade máxima e dele dependiam algumas Capitanias Gerais. ... Governadores: auxiliavam o vice-rei ou o capitão-geral a administrar o território.

Qual a função dos Vice-reis?

Vice-Rei foi o título, usado em algumas monarquias da Europa, para designar os governadores e representantes do rei numa província afastada ou num território ultramarino.

Quais eram as atribuições dos Vice-reis no Brasil?

5 Segundo Hespanha desde 1549 os governadores-gerais ou vice-reis eram “a cabeça do governo do Estado, gozando de supremacia sobre donatários e governadores das capitanias, devendo estes obedecer-lhes e dar-lhes conta do seu governo”.

Qual foi a principal atividade econômica da América espanhola?

O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. ... Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.

O que era a Mita na América espanhola?

Uma das modalidades de trabalho utilizada pelos espanhóis foi a mita, que também era conhecida pelos nomes de “repartimiento” e “cuatéquil”. Nesse sistema, amplamente empregado na extração e beneficiamento de minérios, os índios eram escalados por sorteio para uma temporada de serviços compulsórios.

Qual a principal mão de obra utilizada na América espanhola?

A população indígena foi responsável por grande parte da mão-de-obra empregada na colonização espanhola em um regime escravista, os escravos africanos ao contrário do Brasil eram minoria , além dos mestiços que realizavam apenas atividades auxiliares na exploração colonial.

Como funcionava o sistema de exploração da encomenda e da Anitta?

A mita consistia em um trabalho compulsório onde parcelas das populações indígenas eram utilizadas para uma temporada de serviços prestados. Já a encomienda funcionava como uma “troca” onde os índios recebiam em catequese e alimentos por sua mão-de-obra. ... A ação dos espanhóis sobre a população indígena.

Onde era mais utilizado o trabalho indígena pelos espanhóis?

A escravidão indígena na América espanhola foi restrita e ocorrendo mais em áreas de fronteira onde se podia caçar os índios bravos, pois estes se recusavam a servir os espanhóis pacificamente.

Quais eram as práticas de trabalho nas colónias americanas além da mineração?

A exploração do trabalho indígena constituiu-se na base da exploração da América, e utilizou-se de duas formas diferentes: a encomienda e a mita. É importante lembrar-mos que o colonialismo e o escravismo foram características da política econômica mercantilista.

Como era feito a mão de obra indígena?

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Como era feito o recrutamento da mão de obra indígena?

A maior parte das tarefas extrativas cabia aos nativos. Entretanto, recrutar esta mão-de-obra não era tarefa simples. No Vale Amazônico, ela podia ser obtida, algumas vezes, por incursões armadas contra as tribos consideradas hostis aos portugueses.

Em quais atividades os indígenas foram usados como Mão-de-obra pelos portugueses?

A escravização indígena ocorreu desde o início da colonização portuguesa no Brasil. ... No início da colonização houve a venda de prisioneiros – que seriam destinados aos rituais antropofágicos – aos portugueses, que passaram a utilizá-los como mão de obra escrava.