é a luta de classes, a luta financeira , através dos explorados e do explorador. relatando a mistura de raças, a crise de valores e desigualdade social.
O livro narra inicialmente a saga de João Romão rumo ao enriquecimento. Para acumular capital, ele explora os empregados e se utiliza até do furto para conseguir atingir seus objetivos. João Romão é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira. ... No cortiço, paralelamente, estão os moradores de menor ambição financeira.
O Cortiço (1890) – Aluísio Azevedo “(…) a chegada de moradores de alta renda atrai investimentos ao bairro, que elevam os valores dos aluguéis. Isso deixa os preços inviáveis para a população de menor poder aquisitivo que ali vivia. Logo, ela tem de se mudar para locais mais afastados.”
A obra faz uma dura crítica social, denuncia preconceitos raciais e a exploração do homem pelo homem.
(UNILAVRAS) Pode-se afirmar corretamente com relação ao romance O Cortiço, exceto: ... (UNILAVRAS) Com relação à obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo: I - É uma obra que pertence ao Naturalismo brasileiro. II - Como uma obra Naturalista, faz uma abordagem patológica do homem.
Resposta:A obra é narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente (que tem conhecimento de tudo), como propunha o movimento naturalista. ... O foco da narração, a princípio, mantém uma aparência de imparcialidade, como se o narrador se apartasse, à semelhança de um deus, do mundo por ele criado.
Clímax O clímax da história é marcado pela briga entre Piedade e Rita Baiana. Quando as duas brigam violentamente por causa de Jerônimo, marido de Piedadeque está apaixonado por Rita, esta briga envolve todo o cortiço e a disputaentre brasileiros e portugueses fica evidente.
Resposta. João Romão enriquece às custas de sua obsessão pelo trabalho de comerciante, mas também por intermédio de meios ilícitos, como os roubos que pratica em sua venda e a exploração da amante Bertoleza, a quem engana com uma falsa carta de alforria.
Morrer de pé para não viver de joelhos: o suicídio de Bertoleza em O cortiço, de Aluísio Azevedo. Anuário de Literatura, [S. l.], v. 24, n.
a) Como pode ser caracterizado o espaço do cortiço, a partir dos proce- dimentos empregados no processo de sua construção? O cortiço foi construído sem grande planejamento. As casas foram sendo amontoadas e eram logo ocupadas por pessoas humildes, de baixo poder aquisitivo.
Estrutura da obra Composta de 23 capítulos, O Cortiço apresenta um narrador onisciente (aquele que sabe de todo a história), sendo narrado em terceira pessoa. O tempo da narrativa é linear (começo, meio e fim), seguindo o tempo cronológico dos acontecimentos.
O Mulato