EQST

Qual A Diferença Entre Hipertireoidismo E Tireotoxicose?

Qual a diferença entre hipertireoidismo e tireotoxicose?

Hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide. A tireotoxicose refere-se à síndrome clínica decorrente do excesso de hormônios tireoidianos circulantes, secundário à hiperfunção da glândula tireoide ou não.

O que a tireotoxicose pode causar?

A paralisia periódica familiar tireotóxica é uma complicação grave caracterizada por paralisia muscular e hipocalemia devido a um grande shift intracelular de potássio. A incidência anual é de até 2%, em asiáticos com tireotoxicose e pode ocorrer sem hipocalemia.

Quais sintomas da crise Tireotóxica?

Os sintomas mais comuns incluem: frequência cardíaca acelerada (taquicardia) que excede 140 batimentos por minuto, fibrilação atrial, febre alta (acima de 40°), sudorese persistente, tremores, agitação, inquietação, confusão mental e diarreia. Podem ocorrer, ainda, insuficiência cardíaca e infarto agudo do miocárdio.

O que é tireotoxicose Facticia?

A tireotoxicose refere-se ao excesso de hormônios tireoidianos circulantes. Na tireotoxicose factícia, esse aumento ocorre devido à administração exógena de substancias contendo hormônios tireoidianos e cursa com taquicardia, ansiedade, perda de peso, dispneia e intolerância ao calor.

O que é uma crise Tireotóxica?

A crise tireotóxica (CT) é a complicação mais grave do hipertireoidismo, caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas secundários à hipersecreção aguda e inapropriada de hormônios tireoidianos.

O que fazer numa crise de hipertireoidismo?

Tratamento de Hipertireoidismo
  1. Medicamentos antitireoidianos: Essas drogas diminuem a quantidade de hormônio produzido pela tireoide. A droga preferida é o metimazol. ...
  2. Ingestão de iodo radioativo: Esse tratamento cura o problema da tireoide, mas geralmente leva à sua destruição permanente.

O que é tireotoxicose por T3?

Tireotoxicose ocorre na presença de níveis séricos elevados de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) totais ou livres (L) e baixos de tirotropina (TSH). Em áreas endêmicas, pode-se encontrar um aumento da concentração de T3 com T4 total e T4L normal ou baixo. Tal condição é conhecida como "tireotoxicose por T3" (TpT3).

O que causa tempestade tireoidiana?

A crise tireotóxica pode desenvolver-se espontaneamente, porém ocorre mais frequentemente em pessoas com hipertireoidismo não tratado ou com tratamento deficitário. O hipertireoidismo (doença de Graves, bócio multinodular tóxico ou adenoma funcionante autônomo, etc.) é a principal causa da crise tireotóxica.

O que é Hiperdefecação?

Já o hipertireoidismo é caracterizado pela produção excessiva dos hormônios tireoidianos. “Nesses casos, observa-se insônia, tremor, palpitação/taquicardia, hiperfagia, hiperdefecação, intolerância ao calor, suor excessivo e irregularidade menstrual”, explica a endocrinologista Renata Pavan (CRM: 84104).

O que significa o T3 alterado?

T3 alto: Normalmente confirma o diagnóstico de hipertireoidismo, sendo indicativo de doença de Graves, principalmente; T3 baixo: Pode indicar tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo neonatal ou hipotireoidismo secundário, sendo necessário a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico.

O que significa tempestade tireoidiana?

Também chamada de Tempestade Tiroidiana, é uma condição clínica em que os sinais e sintomas do hipertiroidismo estío extremamente exacerbados, com descompensação de múltiplos sistemas e elevados risco de morte (20 a 30%) caso o diagnóstico e o tratamento não sejam precoces.