As diferenças entre arquiteto e designer de interiores são basicamente suas áreas de atuação: enquanto a arquitetura é mais abrangente e pode envolver projetos em áreas internas e externas, o profissional designer de interiores se limita à parte interna de um espaço, tendo bastante a ver com a estética.
Enquanto o projeto de arquitetura cria e define o espaço, o de interiores faz um planejamento mais minucioso dos elementos que estarão inseridos nele, se preocupando em fazer com que aconteça uma melhor distribuição do mobiliário e aproveitamento do local. ...
Como fazer uma apresentação de projeto arquitetônico: 4 dicas infalíveis
Cada cidade tem suas exigências e normas específicas, mas, de modo geral, o arquiteto precisa entregar todos os documentos que explicam o projeto, ou seja: o programa de necessidades, os levantamentos feitos no local da obra, o estudo preliminar e o anteprojeto.
Podemos ordenar as etapas do projeto de arquitetura da seguinte forma:
Para entender um pouco melhor, confira a seguir as principais fases de um projeto arquitetônico!
Quais são todas as 5 fases de um projeto?
Composto por croquis e desenhos que apontam dimensão e características da proposta arquitetônica, o anteprojeto traz uma planta para cada pavimento a construir, contendo informações gerais de cada ambiente, estrutura estimada, cálculo das áreas (metragem quadrada dos cômodos) e volumetria.
Nota: As plantas de edificação podem ser do térreo, subsolo, jirau, andar-tipo, sótão, cobertura, entre outros. Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal, seja no transversal.
A elaboração de projeto estrutural leva aproximadamente de 1 semana a 1 mês podendo, ainda, demandar prazo superior, dependendo da complexidade do caso.
Planta de situação é um documento que mostra a localização de um lote em relação ao terreno e seus arredores.