Já IDE e uma interface lenta usada nos antigos discos (HD) com cabos flats, as placas mãe atuais não tem mais IDE. O AHCI é uma interface mais nova usado em discos SATA, mas as placas mãe atuais já possuem a nova interface SSD M.
Note que o cabo da esquerda é isolado e possui um conector mais largo que o da direita. Este é o cabo de energia Serial ATA (SATA), que se conecta com a fonte do computador. O cabo vermelho e achatado da direita possui um conector menor. Este é o cabo de dados SATA, que se conecta com a placa mãe.
Do lado direito o cabo com entrada IDE e à esquerda um cabo com entrada SATA. A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
Mesmo com mudanças nas interfaces de transferências SATA, SATA II e SATA III os HDs ainda utilizam uma tecnologia relativamente antiga. Um disco rígido pode apresenta velocidades de leitura e gravação em torno de 150 MB/s a 200 MB/s, enquanto um SSD pode operar em torno de 500 MB/s.
Numa controladora SCSI, podemos usar até 15 dispositivos simultaneamente (já que um ID é usado pela própria controladora) sem que haja degradação de performance, como acontece quando usamos mais de um dispositivo IDE numa mesma controladora.
O HD SCSI possui sim conector de alimentação, de 4 pinos (igual ao dos HD IDE). ... SCSI é sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais periféricos sejam compatíveis com a tecnologia.
Existem dois tipos de HDs, o HD SATA e o HD ATA. Essas terminologias se referem ao tipo de conexão do componente, características que influenciam na velocidade e na qualidade dos dados transferidos entre o dispositivo de armazenamento físico e o sistema operacional do computador.
Olha, a grande diferença do HD externo pro interno é na hora da transferência de dados e arquivos pra eles, tá? É que no modelo externo isso acontece com a ajuda da entrada USB, que pode ser do modelo 1.
O armazenamento interno tem espaço limitado para dados específicos do app. ... Os arquivos específicos do app no armazenamento externo nem sempre são acessíveis porque alguns dispositivos permitem que os usuários removam um dispositivo físico que corresponda ao armazenamento externo.
O HD externo é igual aos que você tem dentro do seu PC ou notebook. A diferença é que ele fica do lado de fora e é portátil! Ao contrário do pen drive, que usa a memória flash, o HD externo tem um disco rígido com uma supercapacidade de guardar informações.
Um Sony HD-EG5 conta com 500 GB e sai por cerca de R$ 350. Com esse espaço, você consegue guardar 100 mil fotos de uma câmera de 6 megapixels ou 125 mil músicas em MP3 de 128 Kbps, por exemplo.
O HD externo seria um meio de desocupar o HD interno do seu computador, seja colocando músicas, filmes, trabalhos, jogos e os mais diversos tipos de arquivos que você possa querer levar a algum lugar ou manter a salvo para um uso posterior.
O que é um HD Externo? São iguais aos HDs que você tem dentro do seu micro ou notebook e podem ser encontrados em diferentes formatos, capacidades e processos de montagem diferentes. Alguns também utilizam memória flash, mas a maioria utiliza discos rígidos de maior capacidade e velocidade no acesso aos dados.
Eles podem ser muito úteis para você transportar arquivos, salvar dados importantes ou apenas para guardar vídeos, fotos e músicas e ajudar a aliviar o disco interno do seu computador. E tudo isso de maneira simples, pois basta plugar o dispositivo em uma porta USB de seu computador e começar a usar.
Notebooks que usam discos rígidos removíveis usam um tamanho padrão para esse dispositivo, medido em polegadas. Sempre que você estiver em busca de um HD interno para o seu notebook, você deve procurar modelos de 2,5 polegadas. O padrão maior, de 3,5 polegadas, é usado em computadores de mesa.
O protocolo é retrocompatível. Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III. Para desktops depende do modelo da placa mãe.
O HD ou Disco Rígido serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo tipo de conteúdo que se deseja manter no computador. O sistema é, na verdade, mais um tipo de memória que existe dentro de um PC.
A cabeça de leitura posiciona um leitor (uma espécie de "agulha") sobre os discos magnéticos para ler ou gravar dados. Esses dados são lidos e gravados sem que a agulha encoste no disco. ... O atuador é uma peça que movimenta a cabeça de leitura em torno do disco e ele funciona por atração/repulsão magnética.
Enquanto os discos rígidos internos estão diretamente conectados à placa-mãe do computador e armazenam dados, estruturas, drivers e software do sistema operacional, além de seus arquivos, os discos rígidos externos são usados principalmente para armazenar arquivos pessoais.
O que é memória RAM e qual a sua importância? A Memória de Acesso Aleatório (RAM, do inglês, Random Access Memory é a memória de curto prazo do computador.
Por ser uma memória para computador mais simples, a memória RAM 4GB provavelmente não encarece o custo final do computador. Essa quantidade será ideal para ler e-mails, usar as redes sociais e falar com seus amigos, como pelo Skype.
A função da memória RAM é permitir que o processador tenha acesso imediato aos dados que deseja, contribuindo para uma maior rapidez e capacidade de resposta das solicitações. Quanto maior a memória RAM, maior sua “capacidade de trabalho”. Ao executar um app ou game no seu celular, por exemplo, ele é carregado na RAM.