Um óleo mais viscoso tem menos resistência para movimentar entre as peças do motor, ou seja, escorre mais facilmente. ... Um exemplo de óleo “fino” é o 5W30, já o 20W50 é um óleo “grosso”. O “W”, de winter (inverno) é a viscosidade do óleo quando frio.
O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
A classificação API (American Petroleum Institute) estabelece um conjunto de testes que define os níveis mínimos de desempenho para o óleo lubrificante para motor automotivo.
Um fluido de outro fabricante, mas com a mesma base (sintética ou mineral) e índices idênticos de viscosidade (SAE) e aditivação (API), cumpre sua função com igual eficiência.
A classificação SAE é indicada por um número e quanto maior esse número mais viscoso é o lubrificante. ... Como deve ser interpretada uma classificação SAE de um óleo lubrificante do tipo 20W50? O óleo SAE 20W–50 é um óleo que se comporta como SAE 20W a baixa temperatura e como um óleo SAE 50 a 100 ºC.
Para definir o nível de viscosidade, é utilizado o grau SAE (sigla em inglês para Sociedade dos Engenheiros Automotivos) expresso em números. Quanto maior o número, mais alta a viscosidade. Por exemplo, um óleo SAE 40 é mais viscoso que um SAE 30.
“Todo produto possui números junto à letra W, que vem da palavra winter. Na sigla 5W-40, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso, enquanto o segundo número aponta a viscosidade do óleo a 100°C, quando o veículo já está em movimento.
Não menos importantes são as faixas de viscosidade. ... Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Você sabia?? O que significa o 15W40, 5w30… da embalagem? Se trata dos graus de viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) que classificam os óleos de motor de 4 tempos em relação às suas características de viscosidade a quente e a frio.
As 8 melhores marcas de óleo de motor do mercado
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros.
Óleo Lubrax 10w30 para motores 4 Tempos Óleo lubrificante semissintético multiviscoso para uso em motores quatro tempos de alta rotação.
O resultado é simples, quanto mais alto o número, melhor sua fluidez. O óleo 0w20, por exemplo, flui mais rapidamente, o 20W50 demora muito mais. A multi viscosidade foi um dos grandes avanços dos óleos lubrificantes, ou seja, o óleo consegue manter seu desempenho tanto em baixa quanto em altas temperaturas.
Óleo Pro Honda 10W30: a melhor lubrificação para a sua moto.