Homeostase é o processo de estabilidade fisiológica de um organismo vivo, enquanto a alostase caracteriza os mecanismos que garantem esse equilíbrio. O termo “homeostase” é utilizado para indicar a propriedade de um organismo de permanecer em equilíbrio, independente das alterações que acontecem no meio externo.
A carga alostática é a quantidade de energia metabólica necessária para que determinado mecanismo fisiológico mantenha seu equilíbrio. A quantidade de energia metabólica necessária para que determinado mecanismo fisiológico mantenha seu equilíbrio é chamada de carga alostática.
Conjunto de impulsos internos que nos levam a realizar certos ajustes corporais e comportamentais.
A homeostase é a capacidade dos organismos de manterem seu meio interno em certa estabilidade. O nosso organismo é uma máquina perfeita que necessita que cada variável esteja completamente ajustada para que o seu funcionamento ocorra de maneira correta.
Evidências consideráveis demonstram que eventos ambientais alteram a estrutura e a função do cérebro e que o aprendizado (memória) se associa a alterações a nível de bioquímica neuronal.
A parte autônoma do sistema nervoso coordena o controle visceral, mantendo a homeostase do organismo. A via aferente informa os centros superiores das alterações que ocorrem nas vísceras, enquanto que a via eferente atua sobre elas (glândulas, músculo liso e músculo estriado cardíaco).
O sistema nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos. Interpreta esses estímulos e elabora respostas, que são transmitidas a músculos ou glândulas.
Os circuitos neuronais são as conexões entre distintos neurônios que se referem especialmente ao controle de uma função corporal (circuito da fome, circuito do movimento corporal etc.). As conexões entre os neurônios se ativam quando chega um estímulo ao cérebro. ...
Mielinização. A mielinização faz parte do processo de desenvolvimento cerebral. A mielina é uma camada lipoprotéica que envolve e protege a condução nervosa dos axônios dos neurônios, tornando-a mais rápida e eficaz. ... No axônio mielinizado a transmissão é veloz.