Músicas mais agitadas se relacionam a cores claras e vivas, enquanto melodias lentas e tristes são ligadas a cores escuras e frias. Um estudo da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mostrou que o cérebro humano é capaz de fazer relações entre cor e música, dependendo das sensações que uma melodia provoca.
Escalas musicais são sequências ordenadas de notas. Por exemplo: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó… repetindo esse ciclo. Nessa escala, começou-se com a nota dó e foi-se seguindo uma sequência bem definida de intervalos até o retorno para a nota dó novamente.
A escrita da partitura nasceu em ambiente eclesiástico, da Igreja Católica, na reforma de Guido d'Arezzo (992 – 1050). Não foi a primeira contribuição da igreja, já que o sistema alfabético (A B C D E F G – representando as notas), foi desenvolvido por Gregório o Grande, no século VI.
Os registros mais antigos remontam à Grécia e são a base desse desenvolvimento que iria culminar na partitura moderna, estabelecida na escrita musical do século XIX.
O nosso sistema foi criada no século 11, por um monge beneditino italiano, chamado Guido d'Arezzo. Depois de criar sua própria convenção para as notas musicais, o monge Guido precisava nomeá-las.
Nos países […] Os nomes usados para designar as notas musicais tiveram origem nas letras dos diferentes alfabetos, como ainda hoje se usa nos países anglo-saxões, onde o A corresponde ao lá, o B ao si, o C ao dó, o D ao ré, o E ao mi, o F ao fá e o G ao sol.
Em 1640 o maestro Giovani Doni, percebendo que UT era de difícil pronunciação por terminar em consoante, mudou-o para DO, utilizando a primeira sílaba de seu sobrenome (Doni). Nesta época a nota inicial da escala musical era Lá, por isso nas Cifras a primeira Letra do Alfabeto indica a nota Lá.
As notas musicais básicas são chamadas de dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Sua origem é da música coral medieval. O responsável pela nomenclatura das notas foi o monge italiano chamado Guido d'Arezzo. Elas foram tiradas de um texto do hino a São João Batista.
As notas que conhecemos foram criadas pelo monge italiano Guido de Arezzo, no final do século 10. Ele trabalhava num mosteiro e percebeu que os cantores gregorianos tinham dificuldade para memorizar as músicas sacras.
Os sistemas de altura das notas musicais Por volta do século IX, desenvolveu-se um princípio de pauta. No começo era só uma linha vermelha que representava a nota fá. Posteriormente, foi acrescentada uma segunda linha, desta vez amarela, representando a nota dó.
O produto surgiu no dia 15 de novembro de 1996, em São Lourenço, cidade do sul de Minas Gerais. Gabriel Fernandes, seu primeiro fundador, estava aprendendo a tocar violão e resolveu criar uma página na internet para postar 30 músicas que ele tinha em sua pasta de cifras.
O pentagrama é uma herança medieval, e foi consolidado ainda no século XI evoluindo da escrita do tetragrama presente na escrita do canto gregoriano. A partir do século XVII, por volta de 1620, que a totalidade dos instrumentos e vozes nos principais centros musicais europeus aderiram a escrita com cinco linhas.
Os acordes de Dominante são usados exatamente para criar um movimento de contraposição aos acordes de Tônica, como veremos mais adiante quando falarmos de cadências. O outro acorde que possui função de Dominante no campo harmônico é o acorde do quinto grau - no nosso exemplo, o de G (Sol maior):
os acordes com nona geralmente são usados nos 1° e 4° graus. é possivel usar a nona também em acordes menores(particulamente acho um som meio "sombrio" rsrs), mas em muitos casos fica bem bonito. para dar um embeleze no som produzido.
Podemos dizer que um acorde é um grupo de notas, que sempre são tocadas ao mesmo tempo, criando um soar harmônico. Isso vale para qualquer tipo de instrumento. Podemos dizer que os acordes geralmente são usados para criar harmonias, e as notas formam as melodias.
Bom, um campo harmônico serve para muitas coisas, e nesse momento vamos nos focar no ponto mais básico: ele serve para definir a tonalidade de uma música. ... Se uma música contém os acordes do campo harmônico maior de dó, significa que a música está em dó maior.
Dessa forma, para reproduzirmos o campo harmônico de Dó maior, faremos da seguinte maneira:
Campo Harmônico Maior O resultado serão 7 acordes, sendo que cada um poderá ser classificado de acordo com os conceitos da harmonia funcional:1º Grau (tônica), 2º Grau (supertônica), 3º Grau (mediante), 4º Grau (subdominante), 5º Grau (dominante), 6º Grau (superdominante) e o 7º Grau (sensível).
Lembrando que não é necessário decorar o Campo Harmônico de cada tonalidade. O ideal é compreender como os acordes se formam a partir de uma escala para aplicar esta lógica em qualquer Tom. O acorde maior (tríade) da nota C é formado pela 1ª, 3ª e 5ª notas da sua escala maior que são as notas C – E – G.
Escala é o encadeamento das notas que mantêm uma relação entre si. Por exemplo, a escala maior (tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom). Os acordes que se formam a partir destas notas geram o campo harmônico. ... O que chamamos de maiores e menores são os acordes de acordo com a terça que utilizamos.
Escalas homônimas são aquelas que possuem o mesmo nome para modos diferentes. Ex.: Dó maior e Dó menor. ... Podem ser escalas ou notas.