5 tipos de livros que aumentam sua inteligência
Citaremos agora os principais:
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra. Atualmente, o código mais utilizado no Brasil é o AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano, 2ª.
Organize por assunto e por ordem alfabética Quando se refere a organização de uma biblioteca, o ideal é que o acervo seja separado por assunto e/ou por disciplinas. Dentro de cada seção, a organização deve ser feita em ordem alfabética para que o exemplar seja encontrado com facilidade por qualquer usuário.
Como em um guarda-roupa, os livros também precisam na etapa de “closet clearing”, ou seja: o descarte. Dê uma olhada em todos e separe-os em três pilhas: os que irão ficar, os que precisam de uma reforma, e os que irão para doação/venda/troca.
Então, não coloque seus livros em plásticos, pois as folhas e a capa podem ficar danificadas por estarem abafadas. Se você vai deixar seus livros na Guarda Bens, prefira organizá-los como se estivessem em uma biblioteca, ou seja, armazenados na vertical em estantes ou prateleiras.
Siga o passo a passo abaixo:
Mantenha os livros limpinhos Use uma flanela seca para limpar os livros individualmente. Se você possui estante ou prateleira, pode utilizar o aspirador para eliminar a poeira de uma só vez. Não use o famoso espanador, ele é a alternativa mais fácil, porém espalha a poeira de um livro para o outro.
Use um saco plástico, uma capa protetora, qualquer coisa impermeável. #4 Não marque seu livro. Algumas pessoas gostam de escrever em seus livros ou passar marca texto de uma cor florescente. Eu procuro evitar esse tipo de coisa, porque sempre marca as folhas e mancha.