Guia Trabalhista
EPI é uma sigla para Equipamento de Proteção Individual. ... São exemplos de EPI: os protetores auriculares, os óculos de proteção, os capacetes, as luvas, as botas etc. EPC, por sua vez, é uma sigla para Equipamento de Proteção Coletiva.
Os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva. Ou seja, dispositivos utilizados para auxiliar na prevenção de acidentes da equipe como um todo. ... A utilização de EPI e EPC serve para minimizar ou eliminar os riscos inerentes às atividades realizadas pelos colaboradores da empresa, garantindo a segurança da equipe.
Principais Tipos de EPI e Suas Funções
Máscara de proteção respiratória (por exemplo N. 95)
O EPI é um dispositivo de uso individual que protege o usuário dos riscos capazes de ameaçar sua segurança ou saúde. ... Somente neste exemplo podemos identificar a importância de vários EPIs: capacete, luvas, botas e óculos de segurança.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 (NR 6), da Portaria 3.
Proteção da cabeça
Proteção para a Cabeça
EPIs para proteção dos membros superiores
EPI's para Construção Civil
Quem é responsável pela indicação do equipamento correto para cada tipo de trabalho? O SESMT e onde não houver deve ser contratado um profissional Engenheiro de Segurança do Trabalho especificamente para identificar os riscos quantifica-los, analisar a exposição dos trabalhadores e especificar as proteções necessárias.
Perneiras: Dependendo do seu material, podem estabelecer a proteção dos membros inferiores do usuário contra lesões, cortes, picadas de animais, riscos de solda, agentes térmicos, água, agentes químicos, entre outros.
Proteção dos membros superiores: Luva, creme protetor, manga, braçadeira, braçadeira e dedeira. Proteção dos membros inferiores: Calçado, meia, perneira e calça. Proteção do corpo inteiro: Macacão, conjunto e vestimenta de corpo inteiro. Proteção contra quedas com diferença de nível: Dispositivo trava-queda e cinturão.
Epi para Proteção do Corpo Interiro. O propósito das roupas de proteção é prevenir contaminações da pele e prevenir que não se carregue contaminantes para fora do ambiente de trabalho. ... Roupas especiais devem ser usadas também em operações de risco elevado, por exemplo, quando se usa ácido fluorídrico.
São tipos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para proteção contra quedas com diferença de nível, EXCETO: ... Trava-quedas de segurança.
Capa de chuva : Estabelece a proteção do tronco, membros superiores e da cabeça contra a chuva. Capa Oleado para Pescador: Utilizada na pesca profissional, evita que o pescador sinta frio e/ou se molhe em alto mar. Colete balístico: Estabelece a proteção do tronco contra agentes mecânicos,por exemplo, para vigilantes.
O que é a NR 6? A Norma Regulamentadora 06 (Equipamento de Proteção Individual) estabelece várias obrigações — tanto para o empregador quanto para o empregado — todas com a finalidade de preservar a segurança e o conforto em todos os postos de trabalho.
Os EPIs são fundamentais para proteger o trabalhador na sua jornada de trabalho. ... Substituir imediatamente o EPI, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; Comunicar o MTE qualquer irregularidade observada no EPI.
Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
Qual a responsabilidade da empresa quanto ao uso do EPC? “Cabe ao empregador: a minimização e controle dos fatores de risco, com a adoção de medidas de proteção coletiva…”
Sendo assim, cabe ao empregador além da responsabilidade de fornecer o EPI, fazer sua manutenção periódica e sua higienização e ao empregado o uso apenas para a finalidade que se destina, sua guarda e conservação.