Testes Angulares - "são aqueles que possuem os seus resultados em ângulos (formados entre os dois segmentos corporais que se opõem na articulação), a medida dos ângulos é denominada de goniometria e tem sido o método mais freqüentemente utilizado na literatura sobre flexibilidade e mobilidade articular."
Teste de Schober para medir sua flexibilidade
Na literatura, a flexibilidade muscular é verificada pelo teste de sentar e alcan- çar e pelo teste do 3o dedo-solo3,12,13. O teste de sentar-e-alcançar mede a flexibilidade dos isquiotibiais, mas é dependente da mobilidade do quadril e da coluna3; não existe um consenso na literatura sobre sua validade.
Neste teste, o avaliado deverá sentar-se sobre o assoalho ou colchonete com as pernas plenamente estendidas e plantas dos pés contra a caixa usada para a realização do teste. O aluno deverá inclinar-se lentamente e projetar-se para frente até onde for possível, deslizando os dedos ao longo da régua.
Conhecido por ser um aparelho de avaliação de flexibilidade, o Banco de Wells é utilizado para as avaliações físicas que testam a flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas. Para o teste, a pessoa precisa sentar-se de frente para o banco, levando os pés ao apoio com os joelhos estendidos.
Teste de Flexibilidade: Sentar-e-alcançar Adaptado – sem banco (Figura 1).
Incline o corpo para frente e. alcance com as pontas dos dedos das mãos tão longe quanto possível. sobre a régua graduada, sem flexionar os joelhos e sem utilizar movi- mentos de balanço (insistênciaAnotação: O resultado é medido a partir da posição mais longínqua que você pode alcançar na escala com.
2) Alongamento para Flexibilidade Os alongamentos são simples, como normalmente feitos em academias ou fisioterapias: estique o músculo e o segure de 10 a 30 segundos para expandi-los e assim aumentar a flexibilidade. É importante alongar-se diariamente pois essa é uma prática que vai além das sessões de Pilates.
É importante para o desempenho de atividades físicas e acredita-se que está associada à prevenção de lesões musculoesquelética e dor lombar. ... Observa-se que, ao envelhecer pode ocorrer alterações no padrão da flexibilidade, na maioria das vezes associada ao gradual declínio das atividades físicas e esportivas.
A Flexibilidade pode ser avaliada através vários instrumentos entre eles o flexômetro de Leighton , goniômetro, banco de Wells. O Goniômetro é um instrumento de medida graduada em 180º ou 360º, utilizado para medir ou construir ângulos.
A flexibilidade é um dos componentes da aptidão física relacionada à saúde que tem intrínseca relação com a qualidade de vida, uma vez que está diretamente ligada a capacidade do ser humano de se movimentar com liberdade e independência.
Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.
O treino de flexibilidade ajuda o organismo a se preparar para o movimento, favorece a aceleração da recuperação e atua para prevenir lesões. Ao colocar esse tipo de treino na rotina, você estará dando mais elasticidade ao sistema de músculo e tendões do corpo, o que melhora o condicionamento físico.
Quando cai alguma coisa no chão e vamos pegar o objeto, nós nos esticamos para pegar. Quando nos esticamos no ballet/ed. física entre outros, também usamos a flexibilidade. Também quando nós jogamos queimada, para desviar da bola.
Yoga. O yoga, assim como as demais atividades, pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.
Alongamentos também ajudam muito e são simples: estique o músculo e o segure de 10 a 30 segundos para expandi-lo e assim aumentar a flexibilidade. É importante alongar-se diariamente, pois essa é uma prática que vai além das sessões de pilates.
É considerada um dos componentes da aptidão e desempenho físico, sendo relevante para a execução de movimentos simples ou complexos, desempenho desportivo, manutenção da saúde e preservação da qualidade de vida.
Os principais benefícios do aquecimento para a saúde são os seguintes:
Resposta. Resposta: 1- O tempo necessário para alcançar o objetivo vai depender da flexibilidade inicial da pessoa. Se você começar do zero, talvez sejam necessárias oito semanas, desde que haja o compromisso de fazer os alongamentos diariamente.
O alongamento sentado com as pernas abertas ajuda a aumentar a flexibilidade tanto das laterais internas como externas das pernas.
O tempo para abrir espacate é relativo, depende de pessoa para pessoa, pois alguns fatores como, idade e saúde, influem em sua execução. Mas, profissionais de Educação Física afirmam que com preparo e orientação corretas, é possível que algumas pessoas consigam em apenas um dia.
Como fazer: sente-se no chão, mantendo a coluna ereta. Junte os pés e estenda os joelhos o máximo possível. Durante alguns segundos, familiarize-se com essa posição para então começar a inclinar para a frente lentamente. Mantenha durante algum tempo a posição final.