Segundo a psicologia, existem vários estilos de parentalidade: o autoritário, o permissivo, o super protetor e o democrático. Normalmente, os estilos da família não são iguais, gerando conflitos. Isso independe da criança ser adotiva ou não. No estilo autoritário a criança obedece por medo.
As práticas educativas parentais são as formas utilizadas pelos pais para contingenciar o comportamento dos filhos. ... As práticas educativas maternas e paternas foram consideradas preditoras do rendimento acadêmico.
Os pais permissivos são os pais que não querem problemas, conflitos e muito menos ter que enfrentar os seus filhos.
O estilo de gestão autoritário é baseado exclusivamente na hierarquia, ou seja, abrange a liderança de cima para baixo. Nesse modelo, o líder possui autonomia e autoridade para delegar tarefas e determinar punições, seguindo o princípio do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
A liderança autocrática é um tipo de liderança que se caracteriza pelo controle de um indivíduo, o líder, sobre todas as decisões e por poucas consultas às opiniões dos membros da equipe. A liderança autocrática envolve controle absoluto e autoritarismo sobre um grupo. ...
São características do líder democrático: Encorajar e ajudar a tomar decisões de grupo em todas as atividades; Incentivar a realização dos planos e alcance dos objetivos; Deixar a direção do trabalho à escolha do grupo.