Os componentes bióticos de um ecossistema são os seres vivos, como as plantas, animais e micro-organismos. Podemos dividir esses componentes em dois grupos principais: os organismos autotróficos e os heterotróficos.
Um ecossistema possui basicamente três tipos de componentes bióticos: os organismos produtores, que sintetizam seu próprio alimento e são a base da cadeia alimentar, os consumidores, que precisam se alimentar de matéria orgânica de outros organismos para sobreviver (seja de um produtor ou de um outro consumidor) e os ...
Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.
Seres produtores são chamados assim, pois produzem o seu próprio alimento. Esses seres são os vegetais que se alimentam pelo processo da fotossíntese, da glicose e dos sais minerais retirados do solo.
Os consumidores são considerados heterotróficos, pois dependem de outros organismos para obterem sua energia. ... Sendo assim, os humanos fazem parte do grupo de seres consumidores. Os organismos consumidores estão classificados de três maneiras: consumidores primários, secundários e terciários.
A cadeia alimentar representa uma sequência de seres vivos na qual um serve de alimento para o outro. No ecossistema, os organismos podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores, de acordo com a forma de obtenção do alimento. ...