Coloides: partículas do solo de reduzido tamanho (entre 10-4 e 10-7 cm). Apresentam cargas superficiais que podem reter nutrientes (íons) de forma trocável. produzidas pela decomposição da palha, em condições aeróbias, por bactérias e fungos. Possuem poder agregante.
O estado coloidal abrange um sistema de duas fases, em que um ou mais materiais, num estado de divisão muito refinada, se acham dispersos em outra substância. ... As partículas coloidais são, via de regra, menores do que 1 micrômetro (μm) de diâmetro.
Qual a diferença de CTC e CTA do solo? Sendo a CTC a sigla para capacidade de troca catiônica a CTA, por sua vez, refere-se à capacidade de troca aniônica. ... Sendo esse momento, o valor de pH da solução do solo em que a somatória das cargas é igual a zero.
Existem 3 tipos de CTC:
Uma caracterização de extrema importância é o ponto de carga zero (PCZ), que indica o valor do pH que a superfície do material é neutra, ou seja, o pH é constante. A metodologia empregada para a determinação do PCZ é a do “experimento dos 11 pontos”, onde se usa pH variando de 1,0 a 12.
O poder tampão é definido como a resistência do solo à alteração do pH. Geralmente, os sistemas de solução tampão são formados por um ácido fraco (HA) e um dos seus sais (BA), ou uma base fraca e um dos seus sais. Os solos diferem quanto à acidez ativa e acidez potencial.
As CTC's são estimadas pela soma de bases trocáveis, ou seja, os íons adsorvidos, como Ca²+, Mg²+, K+, Na+, H + Al³.
A incubação do solo com carbonato de cálcio promoveu o aumento do valor de pH nas três classes de solos. ... São necessárias dosagens superiores de CaCO3, quando comparadas aos demais métodos de calagem, para elevação dos valores de pH a uma faixa adequada para o desenvolvimento da maioria das plantas.
Quando se aplica um coretivo de acidez no solo, na maioria das vezes calcário (carbonato de cálcio e carbonato de magnésio), as reações resultantes são as seguintes: ... Os carbonatos (de Ca ou de Mg) reagem com o hidrogênio do solo liberando água e gás carbônico.
Qual a relação do pH com o solo? O pH do solo governa diretamente as reações do solo e, de maneira geral, valores de pH entre 5,5 a 6,5 são favoráveis ao desenvolvimento da maior parte das plantas. ... Os solos brasileiros, da maioria das regiões, são conhecidos por serem ácidos, com pH em torno de 5.