Principais benefícios do jiu-jitsu Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade. Foca na luta e na movimentação no chão. Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física. Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.
Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou “Arte Suave”, nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas.
Como dito, o jiu-jitsu, do Japão, e o muay thai, da Tailândia, possuem muitas diferenças. Ao passo que a primeira é mais calma e se concentra na execução perfeita de técnicas, a segunda é mais agitada e utiliza movimentos mais violentos, fatores que devem ser considerados na hora da sua escolha.
A faixa etária dos 3 aos 5 anos a criança pode sim iniciar seu treinos no Jiu Jitsu de uma forma lúdica. A partir dos 5 anos ela passa a estar mais atenta ao senso de comando e iniciar um modalidade esportiva como o Jiu Jistu.
A melhor idade para iniciar a atividade é por volta dos sete anos de idade, sendo que até os 13 anos o treinamento deve ser menos intenso no que se diz respeito aos combates.
Por isso, nós preparamos algumas dicas importantes para quem quer começar a treinar jiu-jitsu.
Tente relaxar e lembrar que você é um iniciante, portanto não tem obrigação nenhuma de ganhar. Saiba se você vai tentar derrubar ou puxar guarda antes de começar a luta. Isto vai determinar seus primeiros movimentos no combate. Caso você saiba poucas quedas, é preferível começar na guarda.
Treinar Jiu Jitsu Sozinho - Rolamentos A primeira coisa que podemos fazer quando estamos sozinho e temos vontade de treinar Jiu Jitsu, é fazer os rolamentos. No link Rolamentos Basicos do Jiu Jitsu você pode conhecer várias formas de treinar os rolamentos, e consequentemente melhorar o seu Jiu Jitsu treinando sozinho.
No aquecimento é comum os alunos realizarem corridas ao redor do tatame, polichinelos, abdominais, flexões, e movimentos voltados à prática do Jiu-Jitsu, como saídas de quadril e rolamento. Em algumas academias, o professor realiza uma espécie de treino funcional como forma de aquecimento.
Como falei, qualquer pessoa com qualquer biótipo pode praticar a modalidade. O Jiu-Jitsu tem a capacidade de se adaptar a qualquer um. Mas como toda a atividade física, o praticante primeiro precisa solicitar a liberação médica. Caso possua alguma limitação, o professor auxiliará o aluno como deve conduzir.
Benefícios do Jiu Jitsu para crianças
Dentre as modalidades mais procuradas, o Jiu-Jitsu têm se destacado por ser uma atividade que além de ensinar autodefesa, é também um grande aliado na queima de calorias, proporcionando gasto calórico de cerca de 1000 calorias, além de fortalecer a região abdominal, braços, peito e costas.
Precipuamente, o Muay thai é considerado por muitos a melhor luta para emagrecer, pois queima uma grande quantidade de calorias e define a musculatura do corpo todo.
De acordo com Chiara Brandão, cardiologista e médica do esporte, de São Paulo, uma hora de aula de jiu jitsu pode queimar até 1000 calorias, favorecendo a queima de gordura e trazendo outros benefícios como fortalecimento muscular, aumento da força, flexibilidade, autoconfiança , controle do estresse e, ...
A caminhada emagrece, melhora a circulação sanguínea, a postura e colabora para perder barriga. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com este exercício.
Se 450 gramas de peso corporal são eliminados quando há um déficit calórico de 3,5 mil calorias, nossos cálculos indicam que essa queima de 281 calorias em uma caminhada de 5 km por hora é equivalente à eliminação de aproximadamente 36 gramas.
Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), para um adulto saudável o aconselhável é caminhar a uma velocidade que oscile entre os 4,8 km/h e os 6,4 km/h.
Andar regularmente reduz o risco de ataques cardíacos e doenças cerebrovasculares. Além disso, reduz o colesterol LDL (ruim e aumenta o HDL (bom). A proposta é caminhar 30 minutos em ritmo acelerado todos os dias para evitar esses problemas e cuidar da saúde do seu coração.
Você já completou os primeiros 5km? Então, está na hora de baixar o seu tempo. O objetivo é completar essa distância em menos de 30 minutos.
- Uma caminhada de 60 min a 7,4km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 9,6km/h gasta 270 calorias; - Uma corrida de 30 min a 10,7km/h gasta 300 calorias. Ou seja, 60 minutos de caminhada (a 7,4km/h) ou 30 minutos de corrida (a 9,6 km/h) queimam a mesma quantidade de calorias.
É aquela do dia a dia. Uma atividade física de baixo impacto para as articulações, na qual o caminhador pode fazer o trajeto de cerca de 4 a 5,5 quilômetros em uma hora, um total que pode ser diluído durante o dia, mas o ritmo deve ser mantido, cerca de um quilômetro pelo menos a cada quinze minutos.
GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL POR HORA OU POR MINUTO (Calculado para uma pessoa de 70 kg)
Dependendo do tamanho do seu corpo, ritmo de caminhada e duração do exercício, você pode conseguir perder peso mais facilmente e queimar até 450 calorias por hora caminhando. Uma pessoa de 75 quilos caminhando a 7,5 km/h por uma hora irá queimar aproximadamente 440 calorias.
Mas, a que ritmo andar para realmente começar a perder peso? Aqui também existem números cientificamente testados: entre 4,8 e 6,4 km/h. Caminhando nessa velocidade durante os 45 minutos recomendados todos os dias, é possível perder diariamente de 74 a 88 calorias, para mulheres, e de 88 a 124 calorias, se for homem.
300 calorias
Basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Um indivíduo de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto (8 x 78 x 0,0175).