Em 1940, o futsal chegou ao Brasil, também pela ACM, mas em São Paulo. E foi no país que o esporte se popularizou, a partir da década de 50, com a criação de vários times e torneios amadores. ... Em 1989, a Fifa assumiu o controle do esporte, mudando o nome oficial da modalidade de "futebol de salão" para "futsal".
Resposta: Explicação: O Futsal foi desenvolvido no Brasil e no Uruguai na mesma época, em 1934 no Uruguai e na década de 1940 no Brasil. No Brasil, o esporte foi desenvolvido pela Associação Cristã de Moços(ACM) de São Paulo, devido à falta de campos de futebol disponíveis.
|Salão de Jogos |Não Eletrônicos Apresentação do Negócio Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram a cerca de 4000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia e foram muito populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América.
Os jogos de salão são jogos de tabuleiro ou mesa que utilizam peças para representação dos jogadores. Possuem regras pré-determinadas. Os jogos de salão são caracterizados pela utilização do raciocínio lógico e de estratégias minuciosamente elaboradas, requerendo do jogador muita atenção e concentração durante o jogo.
Verificado por especialistas No geral são pessoas com uma capacidade de pensar de modo rápido, sabem trabalhar em equipe, isso é uma consequência da interação com os participantes dos jogos, pessoas que praticam jogos de salão são mais centradas e com foco.
Resposta
Resposta. Resposta: futsal, é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores.
Além do caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, os jogos também desenvolvem funções que vão além do entretenimento. O jogo é social quando estimula os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva á obedecerem às regras e limites do adversário.
O jogo pode ser considerado como um importante meio educacional, pois propicia um desenvolvimento integral e dinâmico nas áreas cognitiva, afetiva, lingüística, social, moral e motora, além de contribuir para a construção da autonomia, criticidade, criatividade, responsabilidade e cooperação das crianças e adolescentes ...
Como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento do aluno sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. ... Através de simbolismos e do incentivo aos nossos sentidos, o jogo proporciona a assimilação do real e o entendimento de novos pontos de vista.
Os jogos promovem uma série de estímulos visuais que, associados ao conteúdo escolar, estimulam a memória do aluno. ... Além disso, essa estratégia também melhora o processo de assimilação dos estudantes, pois eles retêm com mais facilidade o conhecimento adquirido na atividade que utiliza os jogos.
A ludicidade contribui na aprendizagem e conhecimento da criança, pois possibilita criatividade, interação social e crescimento sadio através do relacionamento entre o grupo desenvolvendo seu potencial cognitivo, motor e social.
Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
A ludicidade proporciona ao educando o seu desenvolvimento pessoal, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem.
A ludicidade é uma vivência de plenitude, prazer e sentimento alcançada a partir das atividades lúdicas. Essas, por sua vez, não se restringem aos jogos e brincadeiras, mas qualquer atividade que proporcione momentos de prazer, integração, entre outros.