Paradigmas são uma categoria de “ideias” Ou seja, eles não existem no mundo real. Podemos encontrar objetos em forma de triângulos no mundo físico, mas não podemos encontrar “triângulo” no mundo físico. Nesta visão, paradigmas, teorias científicas, filosofias e matemática nunca podem ser “verdadeiras”.
Paradigma (do latim tardio paradigma, do grego παράδειγμα, derivado de παραδείκνυμι «mostrar, apresentar, confrontar») é um conceito das ciências e da epistemologia (a teoria do conhecimento) que define um exemplo típico ou modelo de algo. É a representação de um padrão a ser seguido.
Os paradigmas tanto podem limitar as ações de um pessoa, assim como, podem fazer com que ela consiga alcançar novos patamares em sua vida. Assim, podemos dar como exemplo paradigmas religiosos, como por exemplo, a crença em Cristo e Seus mandamentos, paradigmas culturais, como por exemplo, tradições de um povoado.
Quando um mudança de paradigma se completa, um cientista não pode, por exemplo, rejeitar a teoria germinal das doenças para, colocar a possibilidade de que o miasma cause doenças, ou ,rejeitar a óptica e física modernas para indicar que o éter é o meio propagador de luz. ...
Em suas palavras, o paradigma emergente que identifica decorre de uma especulação “fundada nos sinais que a crise do paradigma atual emite” e é também “produto de uma síntese pessoal impregnada na imaginação sociológica”.
Muitas das vezes o senso comum deixa de ver a realidade como um todo, exagerando o valor de alguns aspectos dessa realidade em detrimento de outros. ... “Viajar expande os horizontes”, esta frase revela forte presença de senso comum que, dada situação, distorce a realidade.
A quebra de um paradigma, portanto, está relacionada ao desligamento de um padrão que antes era seguido para que, assim, um novo modelo ou padrão seja adotado.
A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
- A ciência moderna nasceu e se desenvolveu segundo a concepção de um saber especulativo baseado sobre um critério de verdade, buscando em uma nova teoria uma representação definitiva da realidade.
A ciência antiga era baseada na lógica e na demonstração de verdade, sem considerar a observação e a experiência. A concepção medieval cristã via o homem como o ser supremo da criação divina e a terra era o centro do universo.
Para a ciência grega o movimento natural(movimento não perturbado) segue uma trajetória retilínea; mas para a ciência grega o movimento natural (isto é, inerente à natureza), e portanto perfeito, seguia a trajetória do círculo.
Em resumo, o que caracteriza a atitude científica galileana - e também a atitude científica moderna - é a procura, na natureza, de regularidades matematicamente expressáveis, as chamadas leis da natureza, e o método de certifi- car-se de sua verdade através da realização de experimentos.
E para explicar as coisas era necessário um método científico de observação, coleta de dados, e criação de hipóteses que deveriam ser testadas por meio de experimentações. Assim o racionalismo e o experimentalismo foram as bases do conhecimento científico e são, até hoje, referenciais fundamentais da ciência.
O paradigma da ciência moderna se estabeleceu como hegemônico no processo de explicação dos problemas da sociedade e principal via de produção de conhecimento científico no século XVIII.
Resposta. Resposta: A ciência antiga definia-se como teoria, já a ciência moderna, ao contrário, afirma, que a teoria tinha como finalidade abrir o caminho para que os humanos se tornassem senhores da realidade natural e social.
Resposta. Resposta: A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.
Resposta. A ciência antiga era aceita sem questionamentos, por exemplo, Aristóteles formulou várias teorias que começaram a ser questionadas somente com a Ciência Moderna. A ciência moderna se baseava em experimentos, nada era aceito sem experimentação.
Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc..