20 de maio de 1989
Criado em 1988, tem Palmas como a sua capital. Apresenta na atualidade uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e uma economia em ascensão.
Hoje é o aniversário da caçula entre as capitais estaduais do país. A cidade de Palmas está completando 31 anos, com uma população estimada pelo IBGE em 299.
A pedra fundamental de Palmas foi lançada no dia 20 de maio de 1989, dando início à construção da última cidade planejada do século. ... O nome Palmas foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809 na barra do rio Palma com o rio rio Paranã.
O imenso lago de 172 km de extensão e 8 Km de largura (compreendendo uma área de 630 km²) se formou com a construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. Somente na Capital do Tocantins, são 54 km de espelho d'água, onde também estão presentes, o ano inteiro, ótimas praias de águas doces.
Segundo o trabalho, a profundidade média da lagoa, de 21,4 metros, também deve ser um recorde nacional para formações lacustres, com exceção das represas, que são sistemas artificiais.
Porque, em termos geográficos, Palmas é considerada como a última capital (brasileira) projetada do século XX. ... Com base nos registros históricos, Palmas foi criada para ser a referência econômica do estado do Tocantis, que se localiza na Região Norte do nosso país.
A UHE Luís Eduardo Magalhães fica localizada a uma distância de 54 km de Palmas, sendo que o lago da usina abrange os municípios de Miracema do Tocantins, Lajeado, Palmas, Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras.
Já as usinas hidrelétricas em estudos são: Perdida II, Rio Perdida, com potência de 48,00 MW: Barra do Palma, Rio Palma, 58,00 MW; Pau d´Arco, Rio Palma, 64,00 MW; São Domingos, Rio Paranã, 70,00 MW; Natividade I, Rio Manoel Alves, 72,00 MW; Brejão, Rio Sono, 75,00 MW; Cachoeira da Velha, Rio Novo, 81,00 MW; Arraias, ...
Resposta: por ter a melhor qualidade de vida. Explicação: Já que a cidade nasceu e foi projetada desde o início para ser capital do estado de Tocantins, sendo também a mais nova capital estadual do país.
Quem nasce em Palmas é Palmense.