Como é a pronúncia da letra L em Português? Mas, quando a letra L está no final de uma sílaba ou de uma palavra, uma coisa muito especial acontece. A pronúncia da letra L em Português passa a ter o mesmo som da letra U.
O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.
Em palavras cujo étimo latino se escreve com j; Em palavras derivadas de uma palavra escrita com j; Em formas verbais de verbos terminados em -jar ou -jear no infinitivo; Em palavras de origem tupi, africana e árabe.
Que vogais aparecem depois da letra g quando ela tem o som J e" e "i", como em: girafa, giro, geladeira e gente.
A letra C possui o som de /s/ em um único caso: com as vogais e e i. Em todos os outros casos, deve-se usar a cedilha (ç) para indicar o som de /s/.
A letra K é sempre consoante Perceba que a letra K corresponde ao mesmo som do C (como em "casa", "corda" e "curto") ou QU (como em "ketchup"). Logo, ela integra o grupo das consoantes.
Não nos podemos esquecer de que a consoante g, antes das vogais i e e, é equivalente ao som de j.
O cedilha é um sinal gráfico usado debaixo da letra c. Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i.
A família do C surge quando esta consoante se junta com as vogais. A família do C foi dividida, pois a mesma apresenta sons diferentes. Quando as vogais a, o, e u estão juntas com a letra C as sílabas ficam com som de K.
Como ensinar as vogais?