Quais So As Principais Etapas Do Ciclo Da Gua?

Quais so as principais etapas do ciclo da gua

Durante o ciclo da água, ela muda constantemente seu estado de agregação, ou seja, pode passar de líquida para gasosa, de sólida para gasosa, de gasosa para líquida, de gasosa para sólida, de sólida para líquida e de líquida para sólida. Por exemplo:

O ciclo da água direciona outros ciclos.

Escoamento. É o processo pelo qual a água escorre da superfície da terra quando transborda do reservatório natural em que se encontra. Essa água é um dos principais meios de transporte de sedimentos e nutrientes necessários para as plantas e alguns animais, por isso é de vital importância que ela não seja contaminada. Além disso, o escoamento é uma das causas da erosão do solo, especialmente quando os solos são pouco permeáveis.

A porção de água que cai sobre os continentes pode escorrer sobre o terreno até áreas mais baixas, fluindo em direção aos rios (escoamento), ou penetrar no solo (infiltração).

O ciclo da água é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Em primeiro lugar, o ciclo da água é importante porque distribui a água pelas diversas regiões do planeta. Ora, sem o ciclo da água não haveria as chuvas, essenciais para as plantações, para a qualidade do ar e para o reabastecimento de reservatórios, por exemplo.

O ciclo da água e outros ciclos biogeoquímicos

O ciclo da água e outros ciclos biogeoquímicos

Os mares e oceanos são o maior reservatório de água do planeta, sendo responsáveis por aproximadamente 97% da água do mundo. Contudo, é importante ressaltar que essa água não pode ser ingerida pelos seres humanos, pois contém cloreto de sódio (NaCl), ou seja, é água salgada.

Pode ocorrer do ar nas nuvens estar muito frio (abaixo de 0ºC). Nesse caso, em vez de gotas de chuva, teremos cristais de gelo. Se o ar próximo à superfície também estiver muito frio, podemos ter, no lugar de uma tempestade de água, uma nevasca, formando camadas de gelo na superfície da Terra. Com a chegada das estações quentes, o gelo pode derreter ou sublimar - ou seja, passar direto do estado sólido para o gasoso.

Ciências EF: 5° ano

Pelo fato de a água ser transformada de um estado de agregação para outro durante o ciclo da água, é possível que esse recurso seja constantemente transformado de outros estados de agregação para o estado líquido (o mais utilizado pelos seres vivos), garantindo que não se esgote.

A transpiração das folhas é responsável por grande parte da umidade da atmosfera. Essa umidade produz nuvens de chuva. Costuma-se dizer que florestas como a Amazônia, devido a sua enorme capacidade de transpiração, produz “rios voadores”. Esses “rios voadores” (enormes massas de ar cheias de vapor d'água) são responsáveis pelo ciclo das chuvas em determinadas regiões. No caso do Brasil, o ciclo das chuvas no Centro-Oeste, no Sudeste e até no Sul do Brasil depende da preservação da Floresta Amazônica.

Primeiro, a água em estado líquido, presente nos oceanos e nos rios, evapora. Essa água em estado gasoso volta a se tornar líquida, formando nuvens de chuva. Com as chuvas, a água retorna ao ciclo, seja caindo sobre lagos, rios e oceanos, seja caindo sobre os continentes. A precipitação que ocorre em forma de neve provoca acumulação de gelo, que pode derreter com a chegada das estações mais quentes.

Etapas do ciclo da água

Etapas do ciclo da água

As nascentes são a saída de água subterrânea para a superfície ou para áreas próximas à superfície, que podem ser usadas por animais e seres humanos. Como essa água foi filtrada pelas várias camadas do solo, as nascentes podem ser fontes de água potável.

Quando recebe calor do Sol, a água existente na Terra passa pelo processo de evaporação, mudando do estado líquido para o gasoso. Há também evaporação da água do solo e a transpiração das plantas (evapotranspiração). Mas a maior parte da água que entra no ciclo através da evaporação (cerca de 90%) vem de lagos, rios e oceanos. 87% de toda a evaporação vem dos oceanos.

Outras matérias

Entretanto, é extremamente necessário evitar a contaminação da água em qualquer estado de agregação, pois a água contaminada geralmente não pode ser purificada e reutilizada.

As nascentes são formadas quando a água da chuva se infiltra em uma área mais alta do que a área onde a água da nascente emerge. Por isso, é muito importante evitar a contaminação das águas superficiais, para que a água contaminada não se infiltre e contamine a nascente.

Últimas notícias

Dá-se o nome de aquíferos a esses grandes depósitos subterrâneos de água formados pelo processo da infiltração. Os aquíferos também liberam água, seja alimentando rios e lagos ou formando nascentes. Esse processo é conhecido como descarga do aquífero.

O ciclo da água é apenas um dos ciclos biogeoquímicos possíveis. Elementos químicos como o carbono, o enxofre, o oxigênio e o nitrogênio também passam por ciclos contínuos de renovação. Um exemplo disso é o carbono. No ciclo do carbono, uma das etapas mais importantes é a fotossíntese, por meio da qual seres como as plantas retiram gás carbônico da atmosfera e liberam oxigênio.

A água que cai do céu em forma de chuva ou neve, retorna aos continentes ou aos reservatórios de água de onde evaporou (lagos, rios e oceanos). A maior parte da precipitação (78%) ocorre sobre os oceanos.

Mares e oceanos

Condensação. É o processo que ocorre quando a água gasosa se condensa na atmosfera, formando pequenas gotículas devido à diminuição da temperatura. Dessa forma, formam-se as nuvens.

Precipitação. É o processo que ocorre quando as gotículas de água que formam as nuvens se resfriam e se combinam entre si, causando a formação de gotículas maiores, que caem em direção à superfície da Terra.

Qual o papel das plantas no ciclo da água?

A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. ... Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

Quais são as etapas do ciclo da água Brainly?

Resposta. Resposta: Evaporação,evapotranspiração,condensação,precipitação,infiltração. Através da acção da energia solar e respiração e transpiração dos seres vivos, a água regressa novamente a atmosfera,repetindo varias e varias vezes o ciclo.

Quais são os 3 ciclos da água?

O ciclo pequeno engloba apenas a evaporação da água de rios, lagos e mares, bem como seu retorno à superfície através da precipitação. Já o ciclo grande é aquele que envolve a utilização de água pelos seres vivos e seu retorno através de processos como transpiração e respiração.

O que é o ciclo da água na natureza?

O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera.

Quais são os estados físicos do ciclo da água?

Estados físicos da água São eles: líquido, sólido e gasoso. É o ciclo da água em que o calor emitido pelo sol aquece as águas da superfície terrestre (rios, lagos, mares e oceano) causando a mudança do estado líquido para o seu estado gasoso, à proporção que se move da superfície da Terra para a atmosfera.

O que é o ciclo da água Brainly?

O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.

O que é ciclo hidrológico Brainly?

Resposta: o ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continente.

Qual é a forma e o volume do líquido?

Líquido: Aqui as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e as forças de repulsão são um pouco maiores. Os elementos que se encontram nesse estado, possuem forma variada, mas volume constante. Além destas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.

O que é uma forma?

Uma forma é a forma de um objeto ou o seu limite externo, estrutura de tópicos, ou a superfície externa , ao contrário de outras propriedades, como cor, textura ou composição do material.