As principais articulações torácicas incluem os discos intervertebrais e as articulações costovertebrais, esternocostais, esternoclaviculares, costocondrais e intercondrais.
Em geral, as causas mais comuns das dores torácicas são: Doenças na região das costelas, cartilagem das costelas, músculos peitorais (dor musculoesquelética das paredes do tórax) ou dos nervos localizados no tórax; Lesões musculares; Inflamação da membrana que envolve os pulmões (pleurite);
Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga.
Caixa torácica As costelas representam um conjunto de 12 ossos encurvados, sendo: 7 verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes. As chamadas costelas verdadeiras são as que se ligam ao esterno, as costelas falsas ligam-se entre si e as costelas flutuantes não estão ligadas a nenhum outro osso.
O Tórax é constituído: posteriormente pelas 12 vértebras torácicas, anteriormente pelo osso do esterno, lateralmente por 12 pares de costelas. As costelas se dirigem para baixo e para frente, e formam um ângulo posterior que diminuir conforme for abaixando a costela, sendo a sétima costela a mais longa.
Esterno. É uma placa óssea alargada que forma a porção média da parede ventral do tórax.