O brócolis congelado é uma alternativa nutritiva e econômica ao brócolis fresco. Como já está cortado, limpo e escaldado, usá-lo em refeições também pode economizar bastante tempo. Prepare brócolis congelado no fogão, no micro-ondas ou no forno.
Para que o brócolis fique em melhores condições de congelamento, conserve sua textura e preserve seus nutrientes, é importante fazer o branqueamento antes de congelar. O branqueamento consiste em escaldar o brócolis em água fervente e, em seguida, colocá-lo em um banho de gelo para dar um choque térmico e evitar o cozimento do legume.
Aproveite para aprender também receita de como cozinhar brócolis no vapor.
O brócolis fresco atinge a alta temporada em meados do verão, mas se for congelado, pode ser aproveitado o ano inteiro. O processo é fácil, e você descobrirá que o brócolis congelado tem um sabor e uma textura muito melhores do que o comprado no supermercado. Continue lendo para um guia de como congelar brócolis e aproveitá-lo de três maneiras diferentes: fervido, assado ou em um ensopado.
Você pode cozinhar, assar, saltear, refogar e, ainda, usá-lo cru mesmo em sucos e vitaminas verdes (eu adoro começar o dia assim!).
Se refrigerado quando fresco e de maneira adequada, o brócolis pode durar até duas semanas, mas às vezes é necessário congelá-lo para que ele não apodreça e possa ser consumido depois.
Opcionalmente, você pode distribuir os floretes diretamente em um pote ou saquinhos reutilizáveis, como mostro na foto abaixo. Recomendo que você congele da mesma forma indicada para o pré-congelamento, em uma única camada, para evitar que grudem.
Brócolis é, sem dúvidas, o meu vegetal preferido. É gostoso e tem uma cor linda, o que deixa qualquer prato mais incrível. Também é super nutritivo! É o tipo de alimento que queremos ter sempre em casa.
Mergulhe o vegetal em água fervente e deixe por cerca de 3 minutos. Assim que a água começar a ferver após ter inserido o brócolis, comece a cronometrar.
Existem duas maneiras de branquear os legumes, e uma delas é ferver e cozinhar. Se você optar por ferver, precisará de uma panela grande e funda de água para uma fervura completa.
O primeiro a fazer antes de congelar brócolis é limpá-los adequadamente para sua preservação. O mais recomendável é retirar todas as folhas externas que não costumam ser consumidas, e colocar os brócolis em um recipiente com água fria e abundante sal durante alguns minutos.
Deixe esse vegetal em água fria e salgada por cerca de 30 minutos, pois isso irá remover todos os insetos que possam estar presentes. Remova toda a sujeira e lave bem com água fria e corte os caules ou pedaços uniformes para que este vegetal cozinhe de maneira uniforme.
É por isso que saber como congelar o brócolis adequadamente é a maneira ideal para poder apreciar quando quiser tanto o seu sabor como todos os benefícios do brócolis advindos de seus nutrientes e fibras. Aproveite para conhecer também algumas receitas com brócolis light.
O brócolis pode ficar congelado por até 6 meses. Recomendo que você escreva a data de congelamento no recipiente usado para o armazenamento, o que ajuda no controle de uso, evitando perdas.
Espero que essas dicas e receitas tenham sido úteis para você aprender a congelar brócolis de forma prática e eficiente. Agora, você pode aproveitar essa hortaliça deliciosa e nutritiva por muito mais tempo, garantindo sempre ingredientes frescos para suas refeições. Lembre-se de seguir as instruções corretamente e armazenar o brócolis em recipientes adequados, para preservar sua textura e sabor. Além disso, não se esqueça de experimentar as receitas que compartilhamos, como o brócolis gratinado e a sopa cremosa de brócolis. São opções deliciosas e saudáveis para incluir no seu cardápio. Aproveite e compartilhe essas dicas com seus amigos e familiares, para que todos possam desfrutar dos benefícios do brócolis congelado.
Ao final do branqueamento, escorra os floretes de brócolis e seque-os. Eu gosto de deixá-los por um tempo em uma peneira ou escorredor de alimentos. Você pode usar um pano ou papel toalha também. Isso faz com menos gelo seja criado na superfície do brócolis congelado.
Congelar brócolis é uma ótima maneira de manter seus nutrientes e desfrutar de todos os seus benefícios nutricionais por um longo tempo. O brócolis é rico em vitaminas C e K, antioxidantes e fibras. Ao congelá-lo, você mantém esses nutrientes intactos. Consumir brócolis congelado pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos, regular a pressão arterial e promover a saúde digestiva. Portanto, ao congelar brócolis, você garante uma ótima fonte de nutrientes para adicionar a suas refeições futuras.
Felizmente, esse vegetal congela bem, e se você seguir qualquer um dos dois métodos de branqueamento de antemão, ficará com coroas vibrantes prontas para cozinhar e perfeitas para uma semana corrida.
Uma vez que o brócolis tenha passado por todo o processo de branqueamento, mergulhe-o imediatamente na água gelada espalhando todos os pedaços para esfriar, e em seguida retire-o e retire a água do vegetal.