A germinação pode ser dividida em três fases: embebição, indução do crescimento e crescimento do eixo embrionário.
Estádios vegetativos na escala fenológica do feijoeiro
Em um pacote de 1 kg existem, aproximadamente, 3333 feijões. A resposta para essa pergunta será um valor aproximadamente, pois cada grão de feijão possui pesos diferentes. Sendo assim, para sabermos a quantidade de feijões que existem em um pacote de 1 kg, podemos pesar apenas 1 grão separadamente.
Sudeste
No cultivo solteiro, semeia-se o feijão em fileiras espaçadas de 50 cm, com 14 a 15 sementes por metro. Se o espaçamento for mais estreito, 40 cm entre linhas, deve-se usar 10 a 12 sementes por metro. Para a semeadura em covas, usar 2 a 3 sementes/cova no espaçamento de 40 x 40 cm entre as covas.
O feijão, devido ao sistema radicular que possui, prefere solos soltos, leves, de textura areno-argiosa, mais ou menos profundos, ricos em matéria orgânica e em elementos fertilizantes. Os solos arenosos e permeáveis de aluvião são os preferidos. O feijão, como se vê, é uma planta muito exigente.
Solos: Os solos ácidos, mal drenados, arenosos e pedregosos devem ser evitados, dando-se preferência às áreas planas. Em muitos casos, é necessário corrigir a acidez com aplicação de calcário e, sempre que possível, baseada na análise do solo.
O solo ideal para o cultivo orgânico do feijoeiro deve apresentar pH entre 6,5 e 7 e ter boa fertilidades, com os nutrientes em equilíbrio, como Nitrogênio, Fósforo e Potássio – NPK. Além disso, é preciso que haja boa drenagem da água, promovendo à raiz um solo ligeiramente úmido, mas não encharcado.
Segundo o pesquisador, o feijão é altamente dependente de ureia, apesar de ser uma leguminosa – na cultura da soja, por exemplo, não são mais utilizados fertilizantes nitrogenados devido à grande eficiência da fixação biológica de nitrogênio.
2 Qual o melhor adubo para feijão?...
Adubação com maiores doses de fósforo e zinco favorece o cultivo de feijão-de-corda. Em experimentos, a aplicação de doses dos minerais no solo elevou em 8,3% o teor de proteína bruta nos grãos, o que indica melhor qualidade nutricional.
A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais. A adubação correta aumenta a produtividade agrícola.
Como Adubar Plantas
A adubação de cobertura com nitrogênio, quando utilizada, deve ser feita no inicio da formação dos tubérculos, aproximadamente aos 30-35 dias do plantio, aplicando-se sulfato de amônia, nitrocálcio ou uréia (300 kg/ ha), lateralmente às fileiras das plantas. Essa aplicação deve ser feita antes da amontoa.