3º São as seguintes as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: I - As Escolas deverão estabelecer como norteadores e suas ações pedagógicas: a) os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; b) os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de ...
Engenharia
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: ✓ Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
A Resolução CNE/CES 11 prevê: Art. 6º Todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade.
1º A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, definindo princípios, condições de ensino e de aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação, pelos órgãos dos sistemas de ensino e pelas instituições de educação ...
Foram analisados seis documentos legais considerados marcos para a graduação como o Decreto-Lei n° 1.
Resolução CNE/CP n.º 1, de 15 de maio de 2006 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
I - igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e aos direitos; V - coexistência de instituições ...
No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fisioterapia (DCN/FISIO) estabelecem um conjunto de competências visando orientar uma formação com perfil generalista, crítico e reflexivo dialogando com os domínios de competências estabelecidas para PS.
Parágrafo único. Para a formação do licenciado em Pedagogia é central: I - o conhecimento da escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania; ... III - a participação na gestão de processos educativos e na organização e funcionamento de sistemas e instituições de ensino.
Formação Superior para a Docência na Educação Básica. ... Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 - Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
Dentre os parâmetros nacionais que regem a profissão de pedagogo no Brasil, pode-se citar:
As Diretrizes Curriculares Nacionais definem os princípios norteadores para a organização e funcionamento do curso de Pedagogia. ... As diretrizes expandem a atuação do pedagogo, entretanto, são os PPP que vão legitimar a ampliação na definição de formar profissionais nesta perspectiva.
As diretrizes curriculares visam preservar a questão da autonomia da escola e da proposta pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.
Os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.
Um currículo escolar precisa ser elaborado a partir do projeto pedagógico da escola, ter uma teoria que o fundamente, a mesma perspectiva que fundamenta o projeto pedagógico e definir a proposta educativa que orientará o trabalho pedagógico do dia a dia da escola, dos trabalhos realizados principalmente na sala de aula ...
Na prática, o currículo deve conter as atividades educativas que irão compor as aulas, levando-se em consideração a rotina, os espaços e os materiais que a escola disponibiliza. Cabe ao professor, portanto, identificar como os campos de experiência podem ser manifestados em cada disciplina.
O professor, ao selecionar os conteúdos, torna-se o mediador que vai possibilitar ao aluno apropriar-se do patrimônio cultural e científico da sociedade.
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.
O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.
O currículo é um documento imprescindível, físico ou digital, que serve para descrever o percurso profissional de uma pessoa. Com este ficheiro, poderá responder a uma oferta de emprego que encontre, ou elaborar uma candidatura espontânea para uma empresa demonstrando as suas valências.
Currículo, ou curriculum vitae, muitas vezes abreviado como CV, é um documento que resume o conhecimento, as experiências e a carreira de uma pessoa, normalmente para fins profissionais, como a busca de um novo emprego.
Quanto à origem da palavra, currículo vem do latim “currere”, que significa rota, caminho. Representa, então, a proposta de organização de uma trajetória de escolarização, envolvendo conteúdos estudados, atividades realizadas, competências desenvolvidas, com vistas ao desenvolvimento pleno do estudante.
A qualificação jurídica das atividades do trabalhador - cargo ou função desempenhada - decorre da natureza da relação mantida com o contratante, porém não é pressuposto desta. Ou seja: do tipo de relação mantida entre as partes decorre a qualificação das atividades do trabalhador e não o contrário.