Na realidade: a amnésia geralmente tem causas menos deslumbrantes, como uma infecção cerebral, alcoolismo, um acidente vascular cerebral, drogas, um tumor cerebral ou uma lesão devido a uma cirurgia no cérebro. O trauma psicológico ocasionalmente provoca a amnésia - um quadro chamado amnésia dissociativa.
Alzheimer é uma doença do cérebro que ocorre por uma degeneração lenta do seu tecido cerebral. Como resultado disso, a pessoa começa a ter perda de memória e um declínio em suas capacidades mentais. Já a Amnésia, é um resultado de danos à sua estrutura cerebral.
A amnésia é uma perda total ou parcial da capacidade para recordar experiências ou acontecimentos que ocorreram segundos antes, nos dias anteriores ou acontecimentos ainda anteriores. Uma vez que muitas áreas do cérebro estão envolvidas na memória, lesões quase em qualquer lugar no cérebro podem causar amnésia.
A amnésia é o principal distúrbio da memória, é um sintoma cujas causas e manifestações são tão diversas quanto variadas. Trata-se de uma perda total ou parcial da capacidade de recordar experiências ou acontecimentos, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente.
O método o mais importante do diagnóstico inclui testes psicométricos ou testes cognitivos. Há as ferramentas numerosas que são podem ser usadas para diagnosticar a amnésia. Estes envolvem séries de questionários especiais e/ou de testes verbais, audiovisuais ou visuais para detectar a extensão da perda de memória.
O MMSE é o teste neuropsicológico mais comum para o rastreio da Doença de Alzheimer e de outras causas de demência. Avalia capacidades, tais como leitura, escrita, orientação e memória a curto prazo.
Amnesia: The Dark Descent (antes conhecido como Lux Tenebras ou Unknown) é um jogo de ação e aventura e survival horror da Frictional Games, que já havia trabalhado na série Penumbra....
Métodos de imagem : tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, SPECT e PET, são utilizados para determinar o tipo de demência. A doença de Alzheimer só pode ser diagnosticada com certeza através do exame microscópico do tecido cerebral por biópsia ou necropsia.