Quais são os 9 tipos de inteligência?
As inteligências levantadas na pesquisa de Gardner saem dessas duas áreas e passam a ter uma área bem mais abrangente, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, pictória, musical, corporal-sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal, existentes no cérebro de todos os seres humanos, sendo que cada ...
As Inteligências Predominantes:
Embora existam vários métodos diferentes para medir a inteligência, o método padrão e mais amplamente aceito é medindo o “quociente de inteligência” ou o QI de uma pessoa. Com base em uma série de testes que avaliam vários tipos de habilidades como matemática, espacial, verbal, lógica e memória.
A importância da avaliação psicológica advém do fato de a mesma desempenhar um papel muito relevante na psicologia clínica, pois permite uma análise objetiva e detalhada da realidade psicológica de uma determinada pessoa. O paciente, muitas vezes, sente algo, mas não sabe o que se passa.
A realização da avaliação psicológica na área da saúde é indispensável quando pensamos em medidas “curativas” ou preventivas, pois a partir dessa técnica é possível que o profissional tenha mais clareza sobre diagnósticos, métodos de tratamento ou de prevenção de determinadas patologias (Custódio, 2002).
Os testes psicológicos permitem verificar se o candidato possui determinadas aptidões essenciais para ocupar a vaga, como por exemplo, atuar sob pressão, ou em um cargo que exige concentração extrema.
Resposta. Construtos são abstrações, construções teóricas que objetivam organizar e atribuir significados ao nosso ambiente (1). são exemplos de construtos: ansiedade, dor sentimento de impotência, desesperança, pesar, medo.
Kelly defendia que, desde que nascemos, estamos desenvolvendo um conjunto de construtos pessoais. São essencialmente representações mentais que usamos para interpretar eventos e dar significado ao que acontece. Eles se baseiam em nossas experiências e observações.
Os testes psicotécnicos são aplicados, basicamente, com a finalidade de avaliar o perfil de diversas habilidades em um indivíduo, tais como a concentração, a atenção, a memória, a tomada de decisões, o raciocínio lógico, a destreza etc.
Para que a avaliação psicológica possa ser realizada como uma das etapas de um concurso público, é necessário previsão legal e no edital. Ou seja, é necessário que exista uma Lei que determine a realização da avaliação psicológica, informando ainda que ela tem caráter eliminatório.
Através de uma entrevista ou teste psicológico (varia de acordo com o concurso) o examinador irá averiguar se os candidatos estão preparados para situações como emprego de arma de fogo, solução de conflitos e envolvimento em situações de conflito.