A metropolização é o processo de intensificação do crescimento das cidades e possui uma grande relação com a industrialização. ... A metrópole passa a ser vista como a zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente.
A metropolização no Brasil se deu no contexto da industrialização, quando ocorreu a migração da população do campo para a cidade, em busca de novas oportunidades. Essa tendência não persiste mais, pois ocorreu o equilíbrio, conforme pesquisas recentes, além da desmetropolização.
A Marcha Nacional da Reforma Urbana e pelo Direito à Cidade foi organizada com o objetivo de mobilizar a sociedade e poder público para a necessidade de colocar a questão urbana no centro da questão social brasileira.
Uma das consequências mais evidentes da macrocefalia urbana é a crescente periferização das populações, que não adquirem oportunidades e condições de vida decentes no espaço das cidades, fatores denunciados pela formação de cortiços e favelas.
Sem investimentos em estruturas e serviços públicos, esses centros urbanos ficam lotados, desorganizados e com baixa qualidade de vida. Surgem problemas como transporte deficiente, falta de moradia, pobreza e violência.
Portanto, em resumo, podemos dizer que os efeitos da industrialização na urbanização são: intensificação do crescimento das cidades; concentração populacional; crescimento do setor terciário e a inversão da relação de subordinação entre campo e cidade.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.