Em sede doutrinária, a complexa dinâmica do branqueamento de capitais é subdividida em três fases: ocultação, dissimulação e integração dos bens, direitos ou valores à economia formal. O caminho da lavagem de dinheiro se inicia logo após a obtenção do bem, direito ou valor proveniente da prática do crime antecedente.
Lavagem de dinheiro é um processo onde os lucros gerados a partir de atividades são "purificados" ou ocultados para que possam aparentar ter origem lícita.
O ponto de partida para aplicação dessa punição seria o dobro do valor da operação. O referencial seguinte seria o dobro do lucro real obtido ou que presumivelmente seria obtido pela realização da operação, até chegar, finalmente, ao valor de R$ 20 milhões. Hoje, o teto para essa multa é de R$ 200 mil.
A “lavagem de dinheiro”, para a qual a expressão técnica adequada é “reciclagem de ativos ilícitos”, é difícil de ser combatida, mas o principal caminho nessa direção é o rastreamento das tentativas de ocultação do dinheiro sujo.
Lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é uma expressão que se refere a práticas econômico-financeiras que têm por finalidade dissimular ou esconder a origem ilícita de determinados ativos financeiros ou bens patrimoniais, de forma que tais ativos aparentem uma origem lícita ou que, pelo menos, a origem ...
No Brasil, o crime da lavagem de dinheiro foi regulamentado pela Lei 12.
É correto falar sobre a lavagem de dinheiro: ... Só está sujeito a lei de crime da lavagem de dinheiro aquele que comprovadamente usufruiu dos bens provenientes da lavagem que fez. Quem utiliza o dinheiro proveniente de lavagem de dinheiro está sujeito à mesma penalidade do que quem cometeu o crime.
Questões da certificação Anbima CPA-10 São fiscalizados pelo Banco Central e responsáveis pela prevenção à lavagem de dinheiro as áreas que cuidam: Da segregação entre a administração de fundos e de recursos próprios dos Bancos. Da custódia e de pesquisa em bancos. Do conselho de administração e da diretoria do banco.