Patinho, maminha, filé mignon, lombo suíno, coxão mole e coxão duro estão no grupo das carnes vermelhas mais magras e, portanto, mais saudáveis. As carnes de aves, no geral, são mais magras, desde que retirada a gordura antes do seu preparo.
- Carnes gordas: Picanha, fraldinha, acém, capa de filé, filé de costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta, aba de filé e pescoço. "Os cortes mais macios são filé mignon, lombo e costelas; os mais duros são acém, paleta, coxão duro e músculo.
Hoje vamos falar um pouco sobre o teor de gordura nos diversos tipos de cortes....CORTES DE CARNE BOVINA E TEORES DE GORDURA.
Você deve multiplicar o seu peso por um valor entre 0,88 e 1,32. Assim, se você pesa 64kg, deverá ingerir de 56 a 84 gramas de proteína por dia. Qualquer valor neste intervalo é válido.
Cada grama de proteína e carboidrato equivale a 4 calorias, enquanto cada grama de gordura é 9 calorias. Então, se você dividir o número de calorias de proteína e carbo por 4 e de gordura por 9, você descobre quantos gramas de cada nutriente você precisa.
“E, de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário deve ser de 0,8 a 1,5g de proteína por quilo de peso, dependendo do objetivo de cada um”, explica Alessandra Luglio, nutricionista da clínica P4B, em São Paulo.
A quantidade adequada de proteína depende de muita coisa. Mas, em geral, existe um pensamento de que se o recomendado normal fosse de 0,8 g/kg de peso corporal, uma pessoa que deseja emagrecer deveria consumir próximo a 1,6 g/kg a 2,4 g/kg de peso corporal.
Há duas maneiras de determinar suas metas de macronutrientes. O método mais simples é atribuir calorias em relação aos nutrientes com uma divisão de porcentagem. O mais comum é dividido ou seja, 40% das calorias atribuída à proteína, 40% de carboidrato e 20% de gorduras.
O ideal é que ela seja dividida entre 4 a 6 refeições diárias. Para quem treina e deseja ganhar massa muscular, o ideal é que cada refeição contenha cerca de 0,3 a 0,4 g de proteína por kg de peso.