Quando os sinais da gonorreia aparecem na ala feminina, tendem a envolver secreção vaginal e dor ao transar e fazer xixi. Dor pélvica e sangramento fora do período menstrual eventualmente dão as caras.
A sífilis é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, ou seja, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.
A principal forma de transmissão da sífilis é por meio do contato sexual desprotegido com uma pessoa contaminada, mas também pode acontecer por meio do contato com sangue ou mucosa de pessoas infectadas pela bactéria Treponema pallidum, que é o microrganismo responsável pela doença.
Iniciar a conversa com calma e tentar passar todas as informações sobre a infecção, se já teve que tratar doença e como se previne. Por isso, é essencial que se leia muito e tire todas as dúvidas com o médico. O par pode ter as mesmas dúvidas, e quanto mais se consegue esclarecer, mais se ganha confiança.
Confira 5 sinais de que você pode estar com uma DST e não percebeu:
Transmitida pela via sexual, a sífilis pode ser prevenida por meio do uso do preservativo, que é distribuído gratuitamente pela rede pública de saúde.