Isto é, quando estamos de pé, os músculos se contraem constantemente conforme nos desequilibramos para frente e para trás, de um lado para o outro. Isto faz com que os tendões e músculos que passam pela batata da perna fiquem o tempo todo contraindo e relaxando, gerando movimentos diversos nas pernas.
O bíceps braquial também se conecta com a fáscia do antebraço, pela aponeurose do músculo bíceps braquial. Dois músculos se localizam próximos ao músculo bíceps braquial, numa posição mais profunda. São o músculo coracobraquial e o músculo braquial, que se conecta à ulna e ao úmero.
O gastrocnêmio ou gastrocnémio é um músculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos e recobre outro músculo chamado sóleo. Todo este conjunto é chamado de tríceps sural, panturrilha ou "músculo de três cabeças da panturrilha", pois compartilham uma inserção comum através do tendão de Aquiles.
A contratura muscular acontece no momento em que o músculo faz a contração de maneira incorreta e não retorna ao seu estado normal de relaxamento. Isso ocorre em resposta a uma sobrecarga de esforço exercido sobre um músculo ou tendão.
Para aliviar a dor na panturrilha, algumas estratégias simples que podem ajudar são:
CONCLUSÃO: A circunferência da panturrilha é um bom indicador do estado nutricional e associou-se com pior desfecho clínico em idosos hospitalizados, justificando dessa forma sua utilização rotineira na avaliação nutricional nesses pacientes, principalmente nos acamados.