(2006), a FISH tem quatro procedimentos básicos: 1) fixação e permeabi- lização da amostra, 2) hibridização, 3) lavagem para remoção das sondas em excesso e 4) detecção pela microscopia fluorescente (Fig.
O exame FISH consiste na aplicação de corantes aos cromossomos como forma de detectar quebras e religações cromossômicas provocadas pelo câncer. Essas anormalidades dão informações preciosas sobre as conseqüências provocadas pela doença e a resposta do organismo aos medicamentos.
O Ki-67 (ou MIB-1) é um marcador utilizado na avaliação imunoistoquímica do câncer de mama. Trata-se de uma substância liberada durante a divisão celular. Portanto, os tumores que se dividem mais tem Ki-67 mais elevado.
A imuno-histoquímica é um exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos. É um exame muito útil na avaliação confirmatória de um determinado diagnóstico, podendo ser utilizado também na avaliação prognóstica de pacientes, especialmente na rotina oncológica.
No exame imunohistoquímico as amostras da biópsia são analisadas por meio de anticorpos monoclonais marcados com substâncias fluorescentes. Se o tumor contiver essa substância, o anticorpo se liga às células. Produtos químicos são, em seguida, adicionados de modo que as células com os anticorpos mudam de cor.
O exame de imuno-histoquímica é utilizado como um estudo complementar do diagnóstico anatomopatológico ou para fins de investigação científica. O processo detecta e analisa componentes tissulares (antígenos – Ag) através da reação de anticorpos específicos (Ac) e uso de cromógenos (reagentes de cor).
Indicações de Imuno-histoquímica As mais importantes são: elucidação do tecido de origem de uma neoplasia morfologicamente indiferenciada; determinação do órgão de origem de uma neoplasia diferenciada; subtipagem de neoplasias (linfomas);
Rápido e alta amplificação do sinal. d. Simples, demorado e com alta sensibilidade.
A observação de uma interação antígeno-anticorpo pode ocorrer de diferentes maneiras. Mais comumente, um anticorpo conjuga-se com uma enzima, que por sua vez, irá catalisar uma reação que irá gerar coloração.
5x de R$ 30,60.
Nos homens saudáveis, os valores de PSA total são inferiores a 4 ng/ml. “Dependendo da idade, esse valor pode ser ligeiramente aumentado, mas isso, nem sempre significa que o paciente tenha câncer de próstata, sendo necessário outros exames para confirmar o diagnóstico”, falou.
Ter um PSA alto significa ter câncer de próstata. Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.
Preparação para o exame