Arme o disjuntor e encoste uma ponta de prova no parafuso de entrada do disjuntor e a outra ponta no parafuso de saída. O medidor então emitirá um som de bip. Isso quer dizer que a corrente está passando da maneira correta. Isso quer dizer que o disjuntor está funcionando como deveria.
Os principais sinais de um curto circuito são:
O recomendado é parar de usar a tomada suspeita e chamar um profissional da área para identificar e corrigir o problema. Da mesma forma, se você notar que o aquecimento ocorre com um único dispositivo, e não com outros de alta potência, é possível que o problema esteja no aparelho.
Antes de tudo, caso um sistema elétrico ou aparelho, fio ou tomada solte faíscas ou incendeie, corte o fornecimento de energia no disjuntor. Dependendo da situação, isso pode bastar para eliminar a combustão. No entanto, nunca tente retirar o plugue da tomada se o problema estiver no fio ou no dispositivo.
Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.
Verifique se todos os fios estão presos firmemente nos conectores. Se estiverem frouxos, use uma chave fenda ou phillips para apertar o parafuso que conecta o fio ao conector.
Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
Faça um furo na parede perto da fonte de força existente. Ele pode ser um pouco menor: 6 cm x 5 cm para a nova caixa. Para fazer os furos, use uma faca utilitária forte e faça incisões pequenas e firmes diversas vezes até cortar o material da parede.
Como aumentar o número de pontos com tomadas elétricas