Sentimento: os tipos de sentimentos podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).
Já, quando falamos de sentimentos, a lista é enorme, chega a 356 sentimentos. Alguns deles: amor, ansiedade, calma, ciúme, culpa, depressão, espanto, felicidade, gratidão, inveja, nojo, ódio, orgulho, pena, solidão, rancor, rebeldia, preguiça. O primeiro contato com as emoções acontece ainda na vida intrauterina.
Emoções básicas do ser humano
Alguns sentimentos são indubitavelmente positivos, como a felicidade e a satisfação, e alguns indubitavelmente negativos, como o medo e a frustração. Outros, contudo, podem oscilar entre positivos e negativos, como a surpresa e o orgulho.
Segundo o psicólogo norte-americano Paul Ekman as sete emoções universais são: nojo, raiva, medo, tristeza, alegria, surpresa e desprezo. No entanto, Paul Ekman expandiu sua lista de emoções básicas, incluindo uma gama de emoções positivas e negativas dos quais nem todas são codificadas nos músculos faciais.
Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.
Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.
Emoções Positivas
Acredita-se que o ser humano tem seis emoções básicas: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo. São chamadas Big Six. Qualquer homem no mundo as demonstra com expressões faciais quando as sente, não tem jeito. Mas, na verdade, podem ser apenas quatro.
Conheça as 5 emoções universais. Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.
Os cientistas da Universidade Aaldo da Finlândia descobriram que as sensações mais comuns do ser humano, como a raiva, tristeza, felicidade, medo, etc, costumam desencadear as sensações corporais mais fortes. Como aqueles conhecidos apertos no peito, rigidez muscular e vazios no estômago.
Os estados de humor são compostos por seis variáveis: tensão, raiva, depressão, confusão, vigor e fadiga (LANE et al., 2005).
Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. ... Existem vários conteúdos humorísticos e páginas na internet que usam a palavra humor como forma de trocadilho, por exemplo: "humortadela", humordido, etc.
O que diferencia estes conceitos é o tempo. A emoção é mais rápida, sentimos tristeza ou alegria conforme a notícia que recebemos, podendo levar alguns segundos ou minutos. Já o humor é mais duradouro. Nosso humor animado ou deprimido pode durar dias ou semanas.
O que é humor? De acordo com psicólogos, um estado de espírito pode simplesmente ser entendido como um estado emocional. Este estado emocional pode durar por um período de tempo curto ou um período mais longo de tempo. Humor ter um impacto direto sobre a forma como nos comportamos.
Vários estudos demonstram que o humor pode ser utilizado como um aliado para restabelecer a saúde do paciente, tendo em vista que o ato de sorrir estimula a produção de células de defesa, bem como possui efeito na redução álgica (SENA, 2011).
Características Psicóticas Congruentes com o Humor: Delírios ou alucinações cujo conteúdo é inteiramente coerente com os temas depressivos típicos de inadequação pessoal, culpa, doença, morte, niilismo ou punição merecida.
Memória – nossa capacidade de armazenar dados no cérebro está diretamente relacionada às emoções que experimentamos em nossas vivências. Toda memória é adquirida no contexto de um determinado estado emocional. ... A importância emocional de cada acontecimento interfere diretamente na aquisição de novas memórias.
Algumas memórias são mais importantes do que outras pois constroem muito mais do que lembranças, elas são a base de nossa personalidade. No filme, essas lembranças poderosas que constroem a personalidade são chamadas de “memórias-base”.
O aprendizado está intrinsecamente ligado à memória de trabalho, já que ela consiste no primeiro armazenamento (quase instantâneo) de informações, como o que foi dito na frase anterior. A memória de trabalho se encontra no córtex pré-frontal, demonstrando que essa estrutura é importantíssima para o aprendizado.
Para Kandel et al (1997), aprendizagem é o processo por meio do qual nós e outros animais adquirimos conhecimento sobre o mundo e memória é a retenção ou armazenamento desse conhecimento. ... É a primeira fase da memória que prepara as informações sensoriais para serem posteriormente armazenadas no cérebro.
A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las.
Resposta. A memória é uma função cognitiva essencial para novas aprendizagens pois significa utilizar um conjunto de estruturas e processos cognitivos que permitem ao indivíduo para fixar, guardar e recuperar diferentes tipos de informação.
Sabemos que é através da memória que podemos nos recordar do passado, organizar nossas informações para que possamos aprender e realizar nossas ações. ( ) A função da memória de curto prazo é reter a informação por pouco tempo com o objetivo de realizarmos uma ação. ...
Neste contexto, as memórias têm a importante função de resguardar a trajetória de nossos antepassados e do nosso próprio caminho pela vida. As memórias são formas de armazenamento e processamento de informações que ocorrem desde o nascimento até a velhice.
“Ela desempenha papel fundamental para nossa qualidade de vida, pois é a condição primordial ao aprendizado. A capacidade de evocar esses conteúdos condiciona nossa adaptação ao mundo, nossos relacionamentos sociais, o planejamento e a tomada de decisões.
“A memória permite ao sujeito que ele dê algum sentido ao seu estar no mundo nos momentos em que ele se interroga sobre quem é e o que realizou. Evidentemente, nem tudo é lembrado, pois existe uma seletividade das experiências recordadas”, conta a psicanalista.
Características. A palavra memória é derivada do latim memorĭa e significa “faculdade psíquica através da qual se consegue reter e (re)lembrar o passado”. No entanto, não se trata de um processo psicológico simples, uma vez que há duas maneiras pelas quais o cérebro adquire e armazena essas informações.
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. ... Não são estritamente necessárias para a operação do computador. São não-voláteis, permitindo guardar os dados permanentemente.
Memória Principal - é aquela utilizada diretamente pelo processador. ... Memória Secundária - é aquela utilizada diretamente pelos usuários de uma máquina. Esse tipo de memória é considerada não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando há ausência de energia elétrica.