Menos riscos de infecções Hospitais são ambientes altamente contaminados. Tendo o tratamento em casa, o paciente evitar entrar em contato com bactérias e infecções hospitalares, pois ficam mais vulneráveis nesse lugar.
Home care é a prestação de cuidados de saúde em casa, geralmente indicada por um médico para dar continuidade a um tratamento de forma mais confortável. Esse serviço costuma ser prestado por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.
Home Care é o termo em inglês para a assistência médica domiciliar.
Esse serviço é prestado por uma equipe completa de saúde, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, que dará todo o suporte necessário conforme o estado clínico de cada um.
Para obter o atendimento médico domiciliar pelo SUS, o Ministério da Saúde explica que o acesso ao serviço é geralmente feito no hospital em que o usuário está internado, ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
3º A Atenção Domiciliar tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários ...
A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado.
A Vigilância Domiciliar é o comparecimento de um integrante da equipe para realizar ações de promoção, prevenção, educação e busca ativa da população, como: • Visitas a puérperas; • Busca de recém-nascidos; • Busca ativa dos programas de prioridades; • Abordagem familiar para diagnóstico e tratamento; • Evolução de ...
Os profissionais de saúde e/ou equipe durante a visita domiciliar buscam avaliar as demandas exigidas pelo paciente e seus familiares, bem como o ambiente onde vivem, visando estabelecer um plano assistencial (LACERDA, 2006).