As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A agricultura pode ser considerada, atualmente, como a principal das atividades primárias.
O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).
Hoje, no Brasil, a regiões que mais concentram esse tipo de atividade é a região norte, no que diz respeito a pecuária, e centro - oeste no que diz respeito a agricultura.
A configuração da economia da Ásia Central está largamente ligada ao setor primário, principalmente no segmento da agricultura, pecuária e do extrativismo mineral. Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas.
No Brasil, o Setor Primário começa a desenvolver nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste: nas plantações de soja, milho e cana-de-açúcar são usadas muitas maquinas, e a especialização tem que ser grande para operá-las.
São definidos didaticamente falando em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário. Assim, a economia de um país pode ser alavancada de acordo com os produtos por ela produzidos, modos de produção e recursos utilizados.
Indústria na Ásia A maior economia na Ásia, em termos de produto interno bruto (PIB), é a China, seguida da Índia e Japão. Contudo, pelo critério do PIB nominal o Japão é considerado a maior economia asiática e a segunda maior do mundo.
Os principais elementos da economia asiática são uma economia de mercado (globalizada), políticas fiscais e tributárias que incentivam a instalação e o investimento de empresas estrangeiras nos países, além de investimentos em mão de obra qualificada e nos setores da tecnologia.
Resposta. A atividade agropecuária e a exploração dos recursos naturais são fundamentais para a economia asiática, principalmente para os países subdesenvolvidos do continente. Muitos desses países praticam a plantation e realizam a atividade agrícola com pouca tecnologia e mecanização.
a China
A economia da Oceania é impulsionada principalmente pela Austrália e pela Nova Zelândia. ... Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.
No setor secundário, observamos uma forte indústria de base, com siderúrgicas e metalurgia, além da produção de petróleo. O turismo, assim como na Austrália, possui uma grande importância na economia do país.
As principais atividades para a captação de renda são o turismo, a agricultura, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, em especial de coco, cacau, café, mandioca e banana, além da pesca.