2- Crucifixo Máquina O crucifixo máquina é um ótimo substituto para o crucifixo com halteres. Ele isola e trabalha os músculos do peitoral com muita eficiência, porque permite uma excelente amplitude de movimento e um bom alongamento muscular.
Volume médio = 5 a 9 séries por grupamento muscular por semana; Alto volume = 10 séries ou mais por grupamento muscular por semana.
A dúvida é geral pra quem treina e cria uma série de questões em torno do assunto. Algumas pessoas vão dizer que ao menos três vezes é o ideal, outras que duas vezes é suficiente e ainda há os que vão defender que apenas uma vez já é o bastante, para não sobrecarregar a região.
Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente. Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado.
Em algumas situações, o treino pode ajudar até a corrigir problemas posturais.
Relação entre séries e reps Isso é de suma importância. Os bodybuilders fazem algo em torno de 12 a 16 x para um grupo muscular, os que treinam com mais reps fazem algo em torno de 12 x, e os que treinam mais pesado e com menos reps fazem cerca de 16 x.
O recomendado é fazer 3 séries com 8 a 10 repetições de cada exercício e, quando possível, até a falha. Além disso, entre as séries a pausa deverá ser de 50 segundos, e entre um exercício e outro, de 2 minutos.
Já Zaroni e colaboradores (2019) citam em seu estudo que 32 séries semanais, em indivíduos treinados, foram mais efetivas no ganho de força no exercício agachamento e nos ganhos hipertróficos nos músculos bíceps, tríceps e vasto lateral, quando comparado com 24 e 16 séries semanais.
Opte por séries de 10, 12 ou até 15 repetições de movimentos com pesos mais leves ou moderados em vez 6 a 8 com muita carga. E preste atenção na amplitude dos movimentos para tensionar os músculos o máximo possível e aumentar a eficiência dos exercícios.
O treino de pernas não precisa ser um martírio. Com apenas 3 exercícios, é possível trabalhar essa parte do corpo de maneira eficiente. O treino de pernas é sempre o primeiro da lista quando o assunto é negligência. Quase todas as vezes que alguém falta na academia, pula o treino de pernas.
Segundo a personal trainer nova-iorquina Kristy Zurmuhlen, o ideal é treinar as pernas e glúteos duas ou três vezes por semana, mas a chave do sucesso está em ir mais além.
Campeão de EMG, o agachamento é o exercício mais completo para pernas. Glúteos, quadríceps, posteriores de coxa, e adutores são recrutados quando o agachamento é feito com a carga adequada e a amplitude de movimento correta.