A água deve ser morna, evitando queimaduras e ressecamento da pele. O responsável pelo banho deve retirar todos os acessórios que possam machucar o paciente, e usar luvas. Deve ser usado sabonete neutro ou um produto indicado pelo médico.
No entanto, muitos desses incidentes podem ser evitados com medidas simples, o que favorece a segurança do idoso....Segurança do idoso: 4 cuidados para evitar acidentes domésticos
A Assistência domiciliar (home care), definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizadas na casa do paciente, abrange ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional.
A Atenção Domiciliar engloba serviços da área da saúde oferecidos no próprio domicílio do paciente. São atendidos casos em que o paciente teria a necessidade de continuar no hospital ou fazer consultas e procedimentos frequentes em ambulatórios, por exemplo.
O serviço de assistência médica domiciliar é dividido em três categorias: internação (indicado para tratamentos diferenciados após a alta hospitalar), atendimento (modalidade destinada aos cuidados de enfermagem) e monitoramento (caracterizado pelo auxílio e prevenção educativa aos pacientes que possuem patologias ...
O movimento de Home Care surgiu nos Estados Unidos em 1947 na era do pós-guerra. Foi quando várias enfermeiras se reuniram e passaram a atender e cuidar dos pacientes em casa. Somente na década de 1960 é que este movimento tomou mais vulto e a idéia da “deshospitalização precoce“; começou a ser levada a sério.
A assistência domiciliar à saúde é uma categoria da atenção domiciliar à saúde que pode ser também denominada atendimento ou cuidado domiciliar e baseia-se na plena interação do profissional com o paciente, sua família e o cuidador, quando esse existe.
Nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.
No Brasil, o valor diário médio pago para um profissional de home care é de R$ 150 para um período de 12 horas. Nos casos menos graves, é possível contratar um profissional de home care pelo valor mensal de R$ 1850, em regime CLT, para uma jornada de 36 horas semanais.
Para solicitar o atendimento home care é preciso obter laudo médico fundamentado, constando a indicação do tratamento e a necessidade do home care, o tipo de doença do paciente e o seu respectivo Código Internacional de Doenças (CID).