Não só, os embutidos são produzidos a base de carnes, muitas vezes misturando carnes de diferentes tipos (exemplo: bovina e suína) em um mesmo produto. Os mais populares são presunto, mortadela, peito de peru, linguiça, salsicha, salame, apresuntado e muitos mais.
O presunto de Parma é obtido da perna do porco. Após resfriá-lo por cerca de 24 horas a uma temperatura que não deve cair abaixo de 0° C, o presunto é cortado e o excesso de casca e gordura são removidos. A partir daí começam os processos de salga, que duram por volta de 18 dias.
Para fazer presunto, o pernil de porco deve ser temperado em salga úmida, ou seja, na imersão da carne em uma solução salina saturada, na qual, inicialmente, o sal passa da salmoura para os fluídos da carne e, posteriormente, uma certa quantidade de água da salmoura também passa para o interior da carne.
Preparação. Ao contrário de outros presuntos, o pernil que dá origem ao speck é desossado no início da preparação. A carne é então salgada e temperada com alho, louro, zimbro, noz-moscada e outras especiarias. Em seguida, o speck é ligeiramente fumado a baixa temperatura (cerca de 20° C).
trinta meses
Feito inteiramente do pernil suíno, corte nobre da carne, apresenta pouquíssima gordura. Uma ótima opção para compor uma alimentação leve e balanceada.
São utilizados apenas quatro ingredientes no processo: perna traseira de um suíno, sal, ar e tempo. A salga inicial é realizada com sal úmido na pele e sal seco nos músculos. A temperatura é crítica nesta fase: a perna muito fria não absorve o sal de maneira adequada e o sal é o único conservante utilizado.
Preparo