Eles defendiam o fim do pacto colonial , Queriam liberdade de comércio , liberdade e igualdade entre as pessoas e o aumento de salários para os soldados.
Resposta. Resposta: Os principais objetivos da Conjuração Baiana eram: O fim do pacto colonial com Portugal, ou seja, tornar o Brasil um país independente; Implantação de um regime republicano; Liberdade comercial no mercado interno e externo; Liberdade e igualdade entre as pessoas.
Surgiu na Bahia, em 1798, um movimento social denominado A Revolta dos Alfaiates (Conjuração Baiana ou Inconfidência Baiana), que tinha como objetivo o rompimento dos laços coloniais com Portugal. ... No dia 25 de agosto do mesmo ano todos os envolvidos na conspiração foram presos.
Manuel Faustino dos Santos Lira
Vários deles eram alfaiates, o que fez com que a Conjuração Baiana ficasse conhecida como Conjuração dos Alfaiates. ... Maria I, os conjurados foram punidos severamente. João de Deus Nascimento, Manuel Faustino dos Santos, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens foram enforcados e esquartejados.
Após o processo de julgamento, os mais pobres como Manuel Faustino e João de Deus do Nascimento, Luiz Gonzaga e Lucas Dantas foram condenados à morte por enforcamento, sendo executados no Largo da Piedade a 8 de novembro de 1799.
Joaquim José da Silva Xavier
Envolveram-se na Conjuração Baiana escravos e ex-escravos, soldados, pequenos burgueses (como artesãos e pequenos comerciantes) e membros das classes médias urbanas.