Resposta. Resposta: Ondas Sonoras e o sentido da audição. ... Outra característica importante, a onda sonora necessita de uma meio para se propagar, seja gás, líquido ou sólido.
As ondas sonoras são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão em um meio elástico qualquer (ar, metais, isolantes, etc), precisando deste meio para se propagar. ... Quando as variações de pressão chegam aos nossos ouvidos, os tímpanos são induzidos a vibrar e nos causam a sensação fisiológica do som.
As ondas sonoras se propagam em um meio material -- sólido, líquido ou gasoso. Esse meio pode ser unidimensional, como uma corda esticada; bidimensional, como a membrana de um tambor; ou tridmensional como a atmosfera.
O som é produzido ao criarmos algum tipo de mecanismo que altere a pressão do ar em nossa volta. ... Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.
O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. ... Assim, quanto maior a proximidade dessas moléculas, mais rapidamente as ondas sonoras propagam-se, por isso, a velocidade do som nos sólidos é maior que nos líquidos e gases. Não pare agora...
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
O som não se propaga no vácuo porque nele não há um meio físico, e o som, é uma onda mecânica que se propaga apenas através de um meio físico, seja ele líquido, gasoso, ou sólido.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases. A velocidade do som sofre ainda a influência da temperatura, de forma que quanto mais elevada ela for, mais rapidamente o som se propaga.
A velocidade do som pode se propagar em diferentes meios materiais: líquidos, sólidos e gases. Então, quando o som muda de meio de propagação (ar para a água, por exemplo), fenômeno chamado de refração, a velocidade é aumentada. Em geral, quanto mais denso é o meio, maior será a velocidade do som.
Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais, como os sólidos, líquidos ou gasosos.
O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada. O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas.
Velocidade de propagação do som A velocidade de propagação das ondas sonoras depende de dois fatores básicos: o estado físico do meio pelo qual as ondas propagam-se e a temperatura.
Para que o som se propague (se espalhe, se dissemine), é necessário um meio (o ar, a água ou um meio sólido, tema do plano de aula CIE03_01ME03). Nesta aula, nosso objetivo será analisar fatores que atrapalham a propagação do som, independente do meio.
O som viaja através de ondas, usando um meio de propagação, no nosso caso o ar. Essas ondas são chamadas "ondas de pressão" e desenvolvem-se da mesma maneira quando jogamos uma pedra sobre um lago. ... Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a Mach 1.
Diz-se que a barreira do som foi rompida quando um objeto ultrapassa a velocidade do som no ar, que é de aproximadamente 1224 km/h (340 m/s). Ao atingir tamanha rapidez, o objeto atropela as ondas sonoras geradas por ele próprio. O efeito é uma grande onda de choque, que provoca um grande estrondo.
O número Mach 1,00 é igual à velocidade do som, isto é, 1216 km/hora ao nível do mar. Quando a velocidade considerada for menor que a do som pode ser representada por um número Mach de valor inferior a 1,00.
O som, por ser onda mecânica, se propaga na matéria, e não no vácuo. Portanto, o som se movimenta pelo ar devido aos gases que o formam, através das partículas que se movimentam na frequência da onda de som emitida.
A velocidade representada por Mach 1, considerado subsônico, por exemplo, chega a uma vez a velocidade do som, ou seja, 1225 km por hora. Já a velocidade do Mach 2, é duas vezes a velocidade do som, ou 2450 km por hora; e assim sucessivamente.
Proveniente do nome do físico austríaco Ernst Mach, trata-se de um meio de registrar a velocidade de um corpo relativamente à velocidade do som nas mesmas condições ambientais. A velocidade do som em ar seco a 0° C é de 331 m/s (1193km). Assim, Mach 0.
E o que quer dizer supersônico? É tudo que se move a uma velocidade superior à do som (343 metros por segundo ou 761 milhas por hora ou 1225 km/h ao nível do mar).
3.
2.
2.
1666 km/h
Em abril de 2003, as companhias British Airways e Air France encerraram a exploração comercial do Concorde em razão do aumento dos custos de manutenção e do insuficiente número de passageiros em seus voos.
Foram fabricados vinte Concordes ao longo de um período de treze anos. Apenas a British Airways e Air France operaram a aeronave comercialmente.